o que é amputação de braço

O que é amputação de braço? Principais causas e Tipos de Próteses

Talvez você já tenha ouvido falar de amputação transumeral, transradial, desarticulação de ombro, cotovelo ou punho, enfim, todos esses termos técnicos se referem a uma amputação de braço. Neste artigo explicaremos sobre o que é uma amputação de braço, os níveis de amputação, principais causas e os tipos de próteses.  

 

Sabemos que os termos usados nesse universo da amputação e das próteses ortopédicas são um pouco difíceis de entender no começo, por isso tentaremos ao máximo compartilhar com você informações de forma mais simplificada. 

 

O que é amputação de braço  e quais as principais causas? 

Também conhecido como amputação de MMSS, a amputação de braço é necessária quando uma parte do corpo, que está enferma e sem expectativa de cura, passa a comprometer a vida do paciente. 

 

A amputação é a separação de um osso em tecido saudável ou quando se remove um membro em uma articulação (desarticulação).

 

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as amputações de membros superiores, em 75% dos casos, é decorrente de traumas. Outras possíveis causas são problemas de circulação, infecções, câncer, diabetes, ou uma malformação congênita do membro. Em alguns casos, consegue-se saber com bastante antecedência que uma amputação será necessária.

 

Entretanto, em outros casos, é necessário amputar inesperadamente devido a uma lesão grave após acidente, por exemplo.

 

Quais são os níveis de amputação de braço e os tipos de próteses?

 

prótese mioelétrica
Prótese Mioelétrica

 

  • No vídeo, Paciente Ernani  com uma Prótese de Mão Biônica com suspensão a vácuo e cartucho em silicone desenvolvida pela Bionicenter. Hernani teve uma amputação de desarticulação de punho e hoje está usando uma mão Bebionic.

 

De acordo com nosso fisioterapeuta e técnico em próteses Dr. Anderson T. Nolé, existem diversos níveis de amputação para membros superiores, sendo que a maioria das amputações estão localizadas na região após o punho, como as amputações parciais da mão.

 

Ainda segundo o Dr. Anderson, estudos apontam que 85% das amputações de braço ou membros superiores estão localizadas na mão. Isso ocorre devido a acidentes domésticos, de trabalho, acidentes com fogos de artifício, entre outros.

 

Amputação de Metacarpo (Parcial de mão)

 

Existem muitos níveis diferentes de amputação na mão. Elas variam de uma amputação de dedo ou dedos, a amputações falangeanas, metacarpo-falangeanas  e amputações através dos ossos da mão. 

 

amputação parcial de mao
Amputação Parcial de Mão

 

E atualmente os tipos de próteses para amputações parciais de mão são as estéticas, mecânicas ou biônicas, sendo essa última, irá depender do nível da amputação.

 

amputações parciais de Mão
Ossur Touch

 

 

Desarticulação de Punho (Pulso)

 

Desarticulação de Punho
Desarticulação de Punho

Na desarticulação de punho (ou pulso), faz-se a retirada dos ossos da mão, dedos, na qual o osso do rádio e ulna ( ossos do antebraço ) ficam preservados. Neste tipo de amputação, o coto fica extremamente longo.

 

 Para este nível de amputação existem próteses estéticas, mecânicas, mioelétricas e biônicas. Uma observação que devemos citar neste caso de amputação, é que, pelo fato do coto ficar extremamente longo, terá pouco espaço para a confecção da prótese, fazendo com que o lado amputado, quando o paciente estiver com os dois braços estendidos, fique um pouco maior.

 

protese para membro superior
Baixe nosso E-book grátis – Protetizacao de Membros Superiores

 

Amputação Transradial

Amputação Transradial
Amputação Transradial

Este tipo de amputação ocorre através do antebraço, ou seja, entre o cotovelo e a mão, onde o uso do cotovelo é preservado. É dividido em três níveis: amputação distal na qual o coto fica longo, medial onde a amputação ocorre no meio do antebraço e proximal na qual o coto fica curto. 

 

Os tipos de próteses para amputação transradial são semelhantes a de desarticulação de punho.

 

Desarticulação do Cotovelo

Desarticulação do Cotovelo
Desarticulação do Cotovelo

Neste tipo de amputação, a articulação do cotovelo é separada e o antebraço é removido. Todo o braço (o úmero) é mantido. 

 

Com relação às próteses neste caso de amputação, pode ser utilizado cotovelo mecânico, alinhado com uma prótese de pulso e um dispositivo terminal, que pode ser uma mão ou um gancho. Também existirá outros elementos de conexão.

 

Amputação transumeral

 

Amputação transumeral
Amputação transumeral

 

A amputação transumeral ocorre entre a parte superior do braço, ou seja,  entre a articulação do ombro e o cotovelo, na qual a pessoa mantém o uso do ombro, podendo ser nível proximal, medial ou distal. 

 

Pode ser unilateral quando um dos braços é amputado ou bilateral, na qual os dois braços são amputados. 

 

As próteses para este tipo de amputação são as estéticas, mioelétricas, próteses ativas, ou híbridas.  

 

Prótese híbrida
Prótese híbrida

 

Desarticulação do Ombro

Desarticulação do ombro
Desarticulação do ombro

Na amputação de desarticulação do ombro é feita a retirada do osso do braço (úmero), ficando o restante do ombro (clavícula e escápula).

 

Na desarticulação do ombro pode ser utilizado prótese biônica.  

Amputação Escápulo-Umeral

 

Amputação Escápulo-Umeral
Amputação Escápulo-Umeral

 

A amputação anterior ou escapulo-umeral ocorre quando é feita a retirada da escápula e da clavícula do osso do braço (úmero).

 

Pode ser utilizado prótese biônica, porém será necessário a confecção de um ombro para o paciente.

 

Segundo o Dr. Anderson, quando ocorre este tipo de amputação, o paciente pode se acostumar mais com uma prótese estética do que uma funcional.

 

fonte imagens: https://www.ottobockus.com/prosthetics/info-for-new-amputees/information-for-upper-limb-amputees-and-their-families/

Gostou do nosso artigo sobre amputação de braço? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe e nos siga em nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin para ficar por dentro de nossas atualizações.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *