Reabilitação de Amputados

Conheça as melhores próteses do mundo

ETAPAS – REABILITAÇÃO DE AMPUTADOS

A amputação de um membro é um momento traumático na vida de qualquer indivíduo, por isso a reabilitação é uma etapa muito importante, tendo o objetivo de minimizar da melhor forma possível o impacto da cirurgia.

Para isso, existem algumas etapas pelas quais o paciente deve passar. Conheça:

Dessensibilização

A dessensibilização é o processo que acontece após o procedimento cirúrgico e é responsável por evitar dores intensas e devolver a sensibilidade na região amputada. Para isso, são realizados exercícios específicos, como massagens, durante determinados intervalos de tempo.

Esse processo é extremamente importante e deve ser feito diariamente, já que também auxilia na cicatrização na região amputada e evita a síndrome do membro fantasma.

Enfaixamento 

Após obter uma boa cicatrização, o amputado passa por um processo de enfaixamento do coto, através de uma atadura ou faixa elástica. É essencial que esse processo seja realizado por um profissional e que a atadura seja substituída, pelo menos, 3 vezes por dia.

Esse procedimento é muito importante porque:

  1. Estimula a circulação sanguínea;
  2. Elimina edemas;
  3. Prepara o coto para receber a prótese.

Pós-operatório e pré-protetização

O tempo necessário para finalizar a cicatrização por completo geralmente é de 30 a 60 dias após a cirurgia de amputação. Em alguns casos, o prazo pode ser de até 6 meses, sendo esse também o tempo para iniciar a utilização da prótese.

Durante esse período, o paciente deve começar a fazer exercícios e conversar com outras pessoas, que também foram amputadas, para se familiarizar com a rotina diária e dificuldades comuns do dia a dia.

Fisioterapia

A fisioterapia tem um papel muito importante na reabilitação de amputados. Ela tem utilidade antes e depois da cirurgia, facilitando a recuperação da qualidade de vida e a adaptação do indivíduo à prótese, se for o caso.

Entenda o uso da fisioterapia para cada caso:

  1. Fisioterapia pré-amputação

Embora a maioria das pessoas não saibam, a fisioterapia possui um papel crucial até mesmo antes do procedimento cirúrgico de amputação. Quando a operação é programada, fica muito mais fácil contribuir para que se tenha sucesso no final.

No caso de uma secção de membros inferiores, por exemplo, os pacientes podem realizar exercícios de fortalecimento dos braços para que, assim, sustentem melhor o peso do corpo ao usarem muletas. Também é possível fortalecer outras estruturas que ficarão preservadas após a amputação.

  1. Fisioterapia pós-amputação

Esse é o período mais extenso do tratamento e pode, inclusive, se estender por um longo tempo. São realizados exercícios, no caso na amputação de um membro inferior, para reforçar a perna preservada, de forma que ela consiga sustentar o corpo com mais facilidade e inibir o surgimento de lesões. Além disso, o coto do membro amputado é muito trabalhado, visando à adequação ao uso da prótese.

Nesse caso, são realizados treinos de marcha, de equilíbrio e de coordenação, para assim preparar o indivíduo para andar sozinho com autonomia, coordenação e equilíbrio.

Psicoterapia

Além dos tratamentos físicos, a preocupação com o psicológico do amputado também é muito importante, já que, após o procedimento cirúrgico, o indivíduo se deparará com uma nova realidade, muito diferente da qual estava acostumado.

O receio diante da nova imagem não ser aceita pelos outros, ou até mesmo pela própria pessoa e as limitações do dia a dia, são fatores constantes que rondam a mente de indivíduos recém-amputados. São nessas circunstâncias que a psicoterapia se faz muito necessária, pois, é através dela que a pessoa irá enfrentar a situação e entender as fases que perder uma parte do corpo implica.

Com o tratamento psicológico e físico bem alinhados e realizados da maneira correta, há um aumento considerável na qualidade de vida do indivíduo, evitando o desenvolvimento de psicopatologias, como por exemplo, a depressão.

 

reabilitação de amputados 03
reabilitação de amputados 02
× Como posso te ajudar?