proteses ortopedicas

Próteses Ortopédicas: Conheça os Diversos Tipos

Próteses Ortopédicas são componentes artificiais com o objetivo de suprir necessidades estéticas e funcionais de pessoas que sofreram amputações ou lesões graves.

 

O uso de próteses ortopédicas pode ser muito mais antigo do que imaginamos. Segundo relatos históricos, existe um poema no livro indiano Rig Vheda,  que foi escrito entre 3.500 e 1.800 a.C, onde menciona a história de uma rainha guerreira que colocou uma prótese de ferro para que pudesse voltar a guerra após perder uma perna.

 

Múmias egípcias de 600 a.C que estão hoje no museu do Cairo, foram encontradas com próteses em dedões do pé. Estudos feitos, conferiram que essas próteses foram colocadas ainda em vida.

 

De fato, estudos mostram que a busca por voltar a ter mobilidade por parte de pacientes que sofreram amputações por doenças ou acidentes, fez com que os antigos povos buscassem utilizar as próteses, mesmo que improvisadas. Naquele tempo, utilizavam-se de materiais como ferro ou madeira. 

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2006, mais de 1 milhão de pessoas precisavam de próteses ortopédicas no Brasil. Esses números mudaram muito de lá para cá, e não temos dados que apontem a real estatística. 

 

Mas podemos afirmar que as próteses evoluíram e muito no quesito tecnologia. Você conhecerá logo abaixo.

 

Próteses Ortopédicas: Conheça os diversos tipos de Próteses Biônicas

 

próteses ortopédicas

 

Muitas pessoas só conhecem o uso das próteses quando assistem cenas de atletas paralímpicos realizando provas. Entretanto as próteses de alta tecnologia atualmente não são utilizadas apenas por atletas. 

 

Diversas pessoas amputadas fazem o uso delas para voltar a ter os mesmos movimentos naturais do dia a dia como andar, correr, pegar coisas. 

E hoje o Brasil já possui as mesmas tecnologias que estão no mundo inteiro em países como EUA, Alemanha, Inglaterra, Escócia e França. 

 

Atualmente as próteses ortopédicas são conhecidas como próteses biônicas, onde utilizam um software, um sistema eletrônico que se adapta ao paciente.

As próteses tecnológicas estão em um patamar muito alto de satisfação, tanto para membros inferiores quanto para superiores. 

 

Com próteses de membros inferiores, o paciente ganha de volta praticamente todos os movimentos:

 

  • caminhar;
  • sentar;
  • correr;
  • subir uma escada ou rampa.

 

Para membros superiores, existem próteses biônicas que podem chegar até 36 tipos de pinças. Além disso, o paciente pode customizar a sua prótese para movimentos específicos que ele queira, na qual irá possibilitar que ele interaja com o mundo onde vive.

 

Apesar que imitar os movimentos que uma mão humana faz seja algo difícil, por conta da quantidade de músculos, enervações e tendões,que são muito complexos, a ciência tem chegado cada vez mais perto disso.

 

Próteses para Mãos 

 

Ottobock Bebionic Hand

proteses ortopedicas

A prótese Bebionic é considerada de alto desempenho, e tem como principais características versatilidade, inovação e funcionalidade, fazendo com que o usuário tenha uma experiência sem igual.

 

Aqueles que querem uma prótese para as mãos, sonham em ter o controle total dos movimentos. E é isso que essa prótese irá proporcionar. O paciente irá conseguir mover e pegar objetos de forma coordenada.

 

Veja abaixo no vídeo, o Jonas que sofreu uma amputação bilateral dos membros superiores e utiliza essa prótese Bebionic.

 

 

 

I-limb quantum

proteses ortopedicas

 

A prótese de alta tecnologia  I-limb foi desenvolvida  para promover mais comodidade e conforto ao usuário.

 

Ela é a única prótese de membro superior que possui a capacidade de mudar de agarre apenas com um gesto simples, na qual permite a alteração automatizada de movimento. Para fazer isso, basta mover a mão em uma das quatro direções. 

 

 

 

Perna

 

Genium X-3

proteses ortopedicas Genium X-3

 

A Genium X-3 é uma perna protética que permite grande liberdade para quem teve a perna amputada. 

 

Ela possui uma tecnologia que permite movimentos agéis, com a Genium X-3 o usuário pode correr e caminhar de forma bem natural em qualquer superfície. Poderá descer degrau a degrau, andar para trás e realizar diversos movimentos naturais. E isso é possível por conta da grande flexibilidade da prótese.

 

Essa prótese altamente inovadora permite a prática de esportes como canoagem, ciclismo e golfe, ou atividades de lazer como pescar. Ela também permite um  um módulo separado para o encaixe de um pé de corrida.

 

 

Joelhos

proteses ortopedicas Rheo Knee

 

O joelho biônico Rheo Knee é controlado por um microprocessador. Foi desenvolvido com o objetivo de alinhar o movimento, proporcionando um caminhar natural em qualquer tipo de piso.

 

Veja algumas característica dessa prótese:

 

– Trava manual de extensão; 

– Design à prova de condições climáticas, à prova de respingos de água; 

– Controle de balanço e apoio em tempo real; 

– Recuperação automática de tropeços; 

– Extensão inteligente que facilita movimentos naturais como levantar e agachar; 

– App integrado da Ossur com acesso a ajustes de atividades e relatórios;

 

 

 

Pés 

 

Próprio Foot

proteses ortopedicas proprio foot

 

A prótese Próprio Foot foi desenvolvida para reproduzir o movimento natural do pé com mais segurança e estabilidade para quem sofreu amputação.

 

Esta prótese tem um movimento motorizado no tornozelo, na qual permite levantar a ponta do pé, diminuindo assim riscos de acidentes, como tropeções.   

 

O dispositivo é indicado para movimentos de baixo impacto, e oferece grande resistência. Veja outras características:

 

– Adaptabilidade a variados tipos de superfícies; 

– Menor pressão sobre quadris, joelhos e costas; 

– Material que facilita o uso de sapatos. 

 

 

 

Pro-Flex® Pivot

proteses ortopedicas proflex pivot

 

O Pro-Flex Pivot é um pé protético que foi desenvolvido com alavancas conectadas através de pivôs que possibilitam um impulso mecânico.

 

A prótese irá aproximar muitos dos movimentos biomecânicos porque o tornozelo com ângulo de mobilidade de 27o irá proporcionar mais força do que pés em fibras de carbono.

 

Essa prótese irá proteger o lado não amputado com menor carga e impacto. E também reduzirá o movimento de varo do joelho, que acontece quando os joelhos se mantém afastados mesmo quando a pessoa encosta um tornozelo no outro.

 

 

 

Gostou do nosso artigo sobre os diversos tipos de próteses ortopédicas? Abaixo temos o nosso Ebook Grátis sobre Próteses de Alta Tecnologia, onde você poderá ficar ainda mais por dentro do assunto.

 

ebook protese de alta performance
Baixe Nosso Ebook Grátis – Próteses de Alta Tecnologia

 

E nos siga em nossas redes sociais Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *