como funcionam próteses biônicas

Como Funcionam as Próteses Biônicas: Conheça as Próteses do Futuro

Parece até filme de ficção científica, mas não é. As Próteses Biônicas são dispositivos de última geração que funcionam através de sensores conectados ao músculo do paciente, ou seja, estes sensores captam os pulsos elétricos e isso possibilita uma maior mobilidade principalmente para amputados de membro superior.

Então fique com a gente até o final e verá como funcionam as próteses biônicas.

As pessoas que tem seu corpo intacto não tem conhecimento da dor e do transtorno que é ter a perda de uma parte do corpo.

Por isso as Próteses Biônicas é o sonho de consumo de muitas pessoas, pois é considerada um dos sistemas de próteses mais realistas do mundo. E dessa forma torna a vida de quem perdeu um membro do corpo um pouco mais fácil e menos frustrante.

Atualmente a prótese biônica ajuda a restabelecer de uma maneira natural o movimento do membro amputado.

Ou seja, o grande objetivo das próteses biônicas vão além de restaurar a funcionalidade de um membro perdido, possibilita a pessoa uma reconexão com mundo.

 

Qual a diferença entre prótese biônica e mecânica?

Tanto a prótese biônica quanto a mecânica substituem os membros amputados e restauram o equilíbrio do paciente. Mas existem diferenças significativas que podem influenciar no tempo de adaptação às próteses ortopédicas.

As diferenças entre os dois tipos de próteses são:

Próteses Mecânicas 

  • Movimentos restritos e comuns como abrir ou fechar a mão em formato de pinça.

Próteses Biônicas

  • Consegue reproduzir com facilidade movimentos naturais do corpo, como pintar, por exemplo.

Outra diferença que existe entre as próteses é quanto ao encaixe. Para encaixar as próteses mecânicas é feito um molde de gesso do tamanho exato do coto do paciente.Posteriormente é feito um encaixe com liner de silicone evitando o atrito direto com a pele.

Tipos de Próteses Biônicas

Mão Bionica  – BeBionic

como funcionam próteses biônicas

As Próteses da BeBionic são um tipo de mão biônica que possui configuração via bluetooth, como resultado permite que o amputado realize atividades simples do cotidiano sem depender da ajuda de ninguém.

Ela possui várias modalidades de pinças que se adaptam a várias atividades do dia a dia como controlar um mouse, segurar uma chave, controlar uma furadeira. No vídeo acima você pode ver como funcionam essas próteses biônicas.

Cotovelo Biônico

Este tipo de prótese é controlada por sinais elétricos do músculo, acionada por um motor elétrico, que transmite sinais para os músculos do braço na qual auxiliam a mexer a mão biônica.

Próteses Biônicas para Membro Inferior

como funcionam próteses biônicas

Projetadas para amputações dos tipos transtibial, transfemoral, desarticulação de joelho ou quadril, estas próteses possuem sensores que captam informações do meio e facilitam atividades diárias. Um amputado transfemoral pode fazer atividades como descer uma escada ou rampa ou até mesmo sentar em uma poltrona.

Essas próteses possuem uma tecnologia na qual conseguem interceptar uma atividade específica e se adaptar com o intuito de proporcionar uma melhor experiência ao usuário e uma maior segurança.

Quando a prótese biônica é a prova d`água e o amputado quer andar em um local onde o nível da água está acima da cintura, há necessidade do componente interpretar que está realizando uma marcha submersa na água. E assim alterar sua resistência para que consiga realizar os movimentos. Já que a força que o ar exerce sobre o corpo é diferente dentro d`água.

 

Próteses do futuro

Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, estão desenvolvendo uma prótese biônica capaz de traduzir os comandos enviados pelo cérebro dos pacientes e responder mais rápido do que uma mão humana.

Este dispositivo combina elementos de robótica com tecnologias de neuroengenharia, que irá permitir que pessoas amputadas tenham muito mais controle sobre os movimentos da mão biônica.

fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/145937-protese-bionica-tem-resposta-rapida-mao-humana.htm

Mão Biônica do Futuro

O funcionamento destas próteses do futuro estão baseadas em sensores que são colocados no coto do paciente amputado. E estes sensores detectam a atividade muscular quando o paciente tenta movimentar os dedos.

Os pesquisadores da Escola Politécnica da Suíça desenvolveram um algoritmo baseado em machine learning.   Este algoritmo decodifica impulsos neuromusculares enviados pelo cérebro da pessoa que está usando a prótese.  Posteriormente estes impulsos são registrados pelos sensores, interpreta esses sinais, e aprende os movimentos para treinar o sistema e vai melhorando o desempenho a cada dia .

Veja o funcionamento da prótese a seguir:

Os cientistas relataram que para o algoritmo aprender a decodificar todas as intenções do paciente e traduzi-los em movimentos na prótese, a pessoa tem que realizar uma série de movimentos.

Pois sistema aprende a identificar qual atividade está relacionada com qual ação.

Depois que o algoritmo passa a entender as intenções do usuário, ele consegue controlar cada dedo da mão biônica de maneira independente.

E tem mais: essas próteses virão equipadas com sensores de pressão que ensinam o algoritmo a reagir sempre que o dispositivo entrar em contato com qualquer objeto. Assim os dedos se fecham automaticamente, mesmo na falta de informações visuais.

Tudo isso é resultado de uma combinação de tecnologias que faz com que as próteses biônicas respondam como uma mão de verdade.

Gostou do nosso artigo sobre próteses biônicas? Compartilhe com seus amigos, familiares e nos siga por nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro de nossas atualizações.

Ah, não deixe de comentar abaixo.

Até a próxima.

 

7 Comments

  1. Curso Online

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    1. Luiz

      Olá Marina, que bom que gostou, ficamos felizes e agradecemos pelo seu feedback ! 🙂

  2. Juce

    Meu sonho conhecer uma prótese biônica.

  3. Eduarda

    Olá, gostei muito, quero fazer minha prótese aí, mas só faltou o preço. Varia pra cada pessoa mas quanto é mais ou menos uma prótese para a mão?

  4. Eduarda

    Olá, gostei muito do conteúdo. Vou querer fazer minha prótese aí. Só faltou falar do preço. Sei que varia de pessoa pra pessoa mas, quanto é mais ou menos uma prótese para a mão?

    1. Luiz

      Olá boa tarde tudo bem? Para podermos te passar valores de prótese, por favor entre em contato pelo nosso WhatsApp (12) 9 9754-5582.

  5. Dirce

    Gostei da novidade, tenho condromalacia patelar grau 4.
    Estudando essa prótese, quem sabe resolveria meu problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *