amputação transumeral prótese híbrida

O que é Amputação Transumeral? Fique por Dentro!

Amputação transumeral ocorre entre a parte superior do braço, ou seja,  entre a articulação do ombro e o cotovelo, na qual a pessoa mantém o uso do ombro, podendo ser nível proximal, medial ou distal.

 

Com relação ao nível de amputação, ele pode ser unilateral, quando o úmero, rádio e ulna ( rádio e ulna são ossos do antebraço que se articulam através do úmero, que é uma membrana que liga esses dois ossos) de apenas um dos braços é amputado, ou bilateral, na qual os dois braços são amputados. 

 

Causas da amputação transumeral

amputação transumeral

Há diversos motivos que podem causar uma amputação, variando desde situações de acidentes no trânsito, acidentes de trabalho, cirurgias causadas por complicações nos vasos sanguíneos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

  • Acidentes envolvendo máquinas, principalmente no local de trabalho;
  • Acidentes no trânsito;
  • Ferimentos causados por explosões;
  • Choques elétricos;
  • Ficar preso em portas de edifícios ou carros.

Tipos de próteses ortopédicas para amputação transumeral

Próteses Mioelétricas

amputação transumeral prótese mioelétrica

Estas próteses de membro superior não são movidas pela força muscular do usuário, mas sim usando sinais elétricos dos músculos. Ela é controlada através de contrações musculares em seu membro residual. A prótese realmente aproveita os sinais naturais que os músculos geram quando são usados. Pequenos sensores, conhecidos como eletrodos, medem e amplificam os sinais musculares (ou ‘mioelétricos’) e são usados ​​para ativar várias funções da prótese, como abrir ou fechar a mão. As baterias são usadas para alimentar os motores que fazem esses movimentos.

 

guia completo do amputado
Baixe nosso E-book Grátis – Guia Completo do Amputado

Próteses estéticas

O objetivo das próteses estéticas é devolver a morfologia (estética) do membro amputado pois elas não possuem funcionalidade. Elas são consideradas mais leves.

Próteses Ativas

Estes tipos de próteses são acionadas pelo próprio paciente, sendo que os movimentos são realizados a partir da ação dos músculos do coto ou da articulação, como a prótese biônica. 

Próteses Híbridas

prótese transumeral prótese híbrida

As próteses híbridas funcionam com um sistema de articulação e cotovelo mecânico e são acionadas pela tração de tirantes. Atuam em conjunto com a mão mioelétrica e possuem fonte de energia externa.

Os sistemas híbridos tiram vantagem de ambos os sistemas. Um sistema híbrido pode ter uma mão e um punho controlados mioeletricamente, com uma articulação do cotovelo acionada pelo corpo.

 

 

Quais são os tratamentos para amputação transumeral?

 

Os especialistas afirmam que a fisioterapia irá restaurar a capacidade físico-funcional da pessoa amputada, fazendo uma preparação para o bom uso e controle da prótese de membro superior. 

O objetivo principal da fisioterapia é fazer com que o paciente consiga efetuar todas as suas atividades diárias com independência e autonomia, proporcionando qualidade de vida e reinserção social e profissional

Neste processo de adaptação à nova realidade com a prótese, a terapia ocupacional pode ajudar nas adequações, tornando possível a realização de atividades do dia a dia como escovar os dentes, pentear o cabelo, vestir roupas e comer.

Lembrando que o tempo de adaptação às próteses ortopédicas varia de paciente para paciente, pois existe uma variedade de características específicas que são determinantes neste período.  Idade do paciente, nível de amputação, sensibilidade do coto, entre outros, irá determinar o tempo de adaptação.

Gostou do nosso post sobre amputação transumeral? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário abaixo e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro de nossas atualizações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *