As Próteses Estéticas são dispositivos protéticos passivos, ou seja, ajudam a manter o aspecto fisiológico, entretanto não são funcionais. Essas próteses são chamadas de passivas porque não possuem movimento ativo, diferentemente das próteses movidas pelo corpo ou mioelétricas. Já o revestimento estético, é uma alternativa para amputados de membros inferiores que querem dar uma aparência melhor ao design robótico e metálico das próteses ortopédicas.
Revestimento Estético
Qualquer pessoa que sofre uma amputação, encara um momento delicado, já que após a cirurgia estará inserida em uma realidade totalmente nova. Neste momento irão surgir muitos questionamentos como o tempo de adaptação a prótese, fisioterapia pré e pós-protetização, acessibilidade, mercado de trabalho, entre outros.
Dependendo do nível de amputação, a prótese pode incluir diversos dispositivos que irão auxiliar na readaptação do paciente, e é o aspecto desses componentes que costumam incomodar muitos pacientes, que acabam escolhendo entre um revestimento estético ou prótese estética para não ter membros corporais dessemelhantes.
Diferença entre Prótese Estética e Revestimento Estético
As próteses estéticas são feitas a partir de uma luva de silicone transparente personalizada, na qual são moldadas para combinar com todos os detalhes da mão não afetada (por exemplo , no caso de uma amputação de mão), esses detalhes incluem rugas, veias, definição de juntas e unhas.
O silicone então é pintado para que se combine perfeitamente com o tom de pele do paciente, e outras características também são colocadas como pelos, sardas e até mesmo tatuagens para que se tenha uma maior expressão individual.
Pelo fato das próteses estéticas não apresentarem funções motoras, elas são frequentemente utilizadas para apoiar objetos como copos. É comum encontrarmos amputados de membros superiores utilizando uma prótese estética.
Por isso, dificilmente você irá ver amputado transtibial, transfemoral, desarticulado de joelho ou quadril utilizando uma prótese estética, pois não seriam capazes de sustentar o corpo do paciente.
Entretanto, existem próteses estéticas de pé ou dedos do pé, que são utilizadas por quem sofre uma amputação de Syme ou Chopart, que são feitas de materiais leves e resistentes.
Já os revestimentos estéticos são uma alternativa para amputados de membros inferiores, como as capas 3D por exemplo, que vão por cima da prótese, sem afetar seu desempenho. (veja foto abaixo)
Tipos de Próteses Estéticas
Tipos de Revestimentos Estéticos
Os exemplos de revestimentos e próteses estéticas mostrados acima, não se limitam a apenas imitar parte dos membros humanos. Com os avanços tecnológicos, os designs tem variado bastante. Atualmente é possível personalizar e customizar as próteses com diversos desenhos e estampas.
Geralmente crianças que sofrem amputação por tumores ósseos como Osteomielite ou malformação congênita como a hemimelia fibular, os pais recorrem a customização das próteses para uma melhor inclusão social.
Benefícios Psicológicos de uma Prótese Estética
Existem inúmeros benefícios em ter uma prótese estética. Ter um braço, mão, dedo, que se pareça com a parte sadia pode proporcionar benefícios psicossociais ao usuário, ou seja, irá ajudar a se sentir mais em paz com a diferença de membros. Principalmente para as pessoas que sofreram uma amputação traumática.
Qualquer pessoa com uma diferença nos membros, pode melhorar sua confiança em público e melhorar sua imagem corporal. Além disso, as próteses estéticas são leves e oferecem algum grau de função. Elas podem melhorar as habilidades de uma pessoa fornecendo uma superfície para estabilizar ou transportar objetos.
Você gostou do nosso artigo sobre prótese estética e revestimento estético? Deixe suas dúvidas nos comentários, compartilhe com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais Instagram, Facebook, Linkedin e TikTok