protese ortopedica a importancia da manutenção

Prótese Ortopédica: A importância de se fazer a manutenção

Próteses Ortopédicas são componentes artificiais cujo objetivo é desempenhar funções motoras semelhantes ao membro que foi amputado. Seja uma amputação de membro inferior ou superior. Mas será que a prótese irá durar para sempre? Ela precisa de manutenção? Confira abaixo a importância de se fazer a manutenção da sua prótese ortopédica.

Qual a importância de fazer manutenção na prótese?

 De acordo com técnicos em prótese, a manutenção preventiva é o melhor caminho. Se você não faz uma manutenção de tempos em tempos, tem grandes chances de precisar reparar vários componentes de uma só vez.

 

Pelo fato das próteses ortopédicas serem produtos mecânicos, estes tendem a apresentar um desgaste com o passar do tempo, e caso não sejam reparados, outras peças podem avariar também.

 

E a partir do momento que você faz a manutenção periódica da sua prótese, irá sentir mais confiança para caminhar, correr ou no caso de quem sofreu uma amputação de membro superior, de braço, segurar objetos.

De quanto em quanto tempo deve-se fazer a manutenção?

O tempo entre as manutenções pode variar. O recomendado é que pelo menos uma vez por ano, o paciente amputado vá até a clínica onde fez a sua prótese para que seja feita a manutenção.

Outros fatores também podem influenciar como nível de amputação, idade, grau de atividade. Uma amputação transtibial terá uma sobrecarga diferente de uma amputação transfemoral, por exemplo.

 

Quais são componentes da prótese que são feitos as manutenções?

Em se tratando de uma prótese para membro inferior, geralmente os componentes que são feitos as manutenções são: o pé, a capa do pé e a lâmina, e outros pequenos ajustes que podem ser feitos de acordo com que os técnicos avaliarem no momento.

A sua prótese ortopédica é composta pela seguinte estrutura:

  • Encaixe
  • Tubo
  • Adaptadores
  • Articulações protéticas (joelhos, pés) 
  • Sistemas de suspensão como liners, joelheiras e meias.

Então no momento da sua visita a clínica onde você fez a sua prótese, o técnico irá avaliar o estado de todos os componentes acima e fazer as manutenções devidas.

Por exemplo, se o pé da sua prótese for em fibra de carbono, por exemplo, você provavelmente deve utilizar uma meia que exerce a função de proteção da estrutura da capa estética e lamina. Caso esta meia seja danificada pelo tempo de uso ou devido ao mau-uso (sem as devidas manutenções), isso pode danificar a capa estética e a lâmina, sendo necessária a troca da estrutura completa do pé.

 

Gostou de saber sobre a importância de se fazer a manutenção na sua prótese ortopédica? Deixe suas dúvidas nos comentários, compartilhe este texto e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.