prótese ortopédica pesada

6 Razões pelas quais a sua prótese ortopédica está pesada e o que fazer a respeito

Quem utiliza prótese ortopédica pode se perguntar: por que ela está pesada? O peso de uma prótese é um fator essencial na reabilitação de um amputado. E existem alguns fatores que podem tornar a sua prótese pesada. E é sobre isso que iremos falar neste artigo: as possíveis razões da sua prótese ortopédica estar pesada e o que fazer a respeito.

 

Este assunto tem muita importância pois muitos pacientes que utilizam prótese deixam de usá-las e voltam a usar muletas por não aguentarem a dor no coto. Este problema acaba prejudicando o processo de adaptação às próteses ortopédicas. 

 

Através de um acompanhamento de um fisioterapeuta e técnico em próteses, este problema pode ser resolvido. Vamos ver!

 

Qual o peso de uma prótese ortopédica?

De acordo com os especialistas em próteses, quanto mais tecnologia se agrega a uma prótese, seu peso tende a aumentar. Outros fatores como o tamanho do coto e o nível de amputação também influenciam no peso da prótese. 

 

Por exemplo, se a amputação for nível transfemoral o peso da prótese será maior devido ao número de componentes que ela deverá ter, diferente de alguém que tenha um nível de amputação transtibial, onde a prótese será um pouco mais leve.

 

Entretanto, de acordo com fisioterapeutas e técnicos em próteses, não é para o peso da prótese ser sentido. Caso isso aconteça, deve-se comunicar os responsáveis pelo seu tratamento para ajustarem a prótese.

 

Atualmente a fibra de carbono (o mesmo material utilizado em carros de fórmula 1) é um dos materiais utilizados na confecção de próteses de membro inferior, por ser um material leve e ao mesmo tempo resistente.

 

Imagine que no passado as próteses eram feitas de madeira, metal, o quanto desconfortável deveria ser. Graças às inovações tecnológicas, hoje temos próteses com componentes cada vez mais leves.

 

Visto que o peso da prótese não deve ser sentido, vamos ver as razões pelas quais a sua prótese ortopédica está pesada e o que fazer a respeito.

 

Encaixe solto

prótese ortopédica pesada
encaixe da prótese

O encaixe é uma das partes mais importantes de uma prótese e também uma das áreas mais sensíveis, pois se não encaixar corretamente você pode sentir dor, podem surgir feridas e bolhas, e a prótese parecerá pesada e incômoda.

 

Vários fatores podem contribuir para um encaixe solto: perda ou ganho de peso, alinhamento da prótese entre outros. Entre em contato com seu técnico em próteses se sentir que o seu encaixe não está bem ajustado. Qualquer ruído vindo do encaixe pode ser um sinal de que precisa de atenção.

 

Suspensão com problemas

A suspensão é a forma como é feita a conexão entre a sua prótese e o coto. Se o seu sistema de conexão não lhe dá conforto ou não se ajusta muito bem com a sua prótese, isso pode fazer com que a prótese fique mais pesada. Entre em contato com seu técnico em próteses para verificar o que pode estar acontecendo.

 

Um desses sistemas de conexão é o Shuttle Lock. O sistema Shuttle Lock proporciona uma conexão mais segura entre o liner e a prótese. E temos também um outro sistema de conexão que é chamado de Revo Fit. Esse mecanismo de fechamento e ajuste oferece um melhor conforto para utilização da prótese.

 

Os dois sistemas, Shuttle Lock e Revo Fit você pode conhecer assistindo ao vídeo abaixo com nosso paciente senhor Antonio Marcon. Ele utiliza uma prótese transtibial com sistema de fixação Shuttle Lock e um encaixe Revo Fit.

 

 

Utilizando prótese pela primeira vez

 

Como tudo na vida levamos um tempo para nos acostumar com situações novas, com a sua prótese não será diferente. Quando for utilizar a sua prótese pela primeira vez, irá parecer pesada, volumosa.

 

Mas com o tempo, você irá se acostumar conforme sua musculatura vai ficando mais forte e com prática você se sentirá mais conectado com a sua prótese.

 

Tempo sem utilizar prótese

 

Se você ficar algum tempo sem utilizar a sua prótese, quando voltar a utilizá-la, você pode sentir ela pesada. A menos que os responsáveis pelo seu tratamento te aconselhem a ficar sem utilizar a prótese, o recomendável é praticar todos os dias para que seu corpo fique bem ajustado.

 

Membro residual curto 

Se o seu membro residual (coto) for curto, mais pesada a sua prótese pode parecer pelo fato de ser necessário uma extensão maior de componentes. 

 

Pés pesados

pés da prótese

O peso do pé que você vai utilizar na sua prótese ortopédica, pode afetar o sistema de suspensão bem como a conexão com o encaixe e o membro. Além disso pés mais pesados podem ocasionar um aumento de consumo de energia e diferenças na caminhada (ou caminhada irregular).

 

Bom, depois de você ter passado por todas essas possíveis razões que podem deixar a sua prótese mais pesada, se estiver acontecendo isso com você, busque ajuda com seu fisioterapeuta e técnico em próteses para solucionarem o problema.

 

Melhorando a eficiência energética e reduzindo a fadiga, um membro artificial mais leve tem o potencial de permitir que os amputados se envolvam em níveis mais elevados de atividade e desfrutem deles por períodos mais longos.  

 

Agora que você já conhece alguns dos motivos que podem deixar a sua prótese ortopédica mais pesada, compartilhe esse texto em suas redes sociais e nos acompanhe pelo nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *