A prótese ortopédica é um dispositivo usado para substituir uma parte do corpo que foi perdida por uma amputação. E uma prótese de membro inferior é composta de várias partes, sendo: encaixe, joelho (para amputação transfemural, acima do joelho), tubo, adaptador e pé protético. Você como paciente amputado, irá passar por diversas etapas ao longo da sua reabilitação, sendo uma delas, a utilização de um encaixe provisório. Neste texto iremos falar sobre a diferença entre encaixe provisório e o encaixe definitivo.

O que é o Encaixe de uma prótese? 

O encaixe de uma prótese é a parte que fica em contato com o membro residual (coto) do paciente. É responsável por manter a prótese no lugar e transmitir as forças geradas durante o movimento. 

 

Segundo o Dr. Anderson Nolé, Diretor da Bionicenter e especialista em prótese, “ a parte mais importante de uma prótese é o encaixe”. Um encaixe bem projetado e ajustado ao coto do paciente, irá garantir uma boa adaptação e uso da prótese pelo paciente.

 

No vídeo abaixo, veja explicação sobre o encaixe:

 

Encaixe Provisório x Encaixe Definitivo: qual a diferença?

Encaixe Provisório

Após o paciente amputado passar por uma avaliação com um especialista em prótese, e ter definido os componentes que irão formar a prótese, a primeira etapa do processo de protetização, consiste em tirar o molde do membro residual (coto). 

 

A partir desse molde, é confeccionado o que chamamos de Encaixe Provisório. Esse encaixe é feito de um material chamado Thermoclear (Acrílico). A partir deste encaixe, por ser um material de fácil modelagem, os Técnicos em Próteses podem ir aos poucos ajustando o encaixe, de maneira que fique confortável ao paciente usar. E esse é um dos objetivos do encaixe provisório, servir de base para que depois possa fazer o encaixe definitivo, ou seja, depois de ter feito todos os ajustes necessários.

 

Após a amputação, o membro residual do paciente, geralmente nos primeiros 90 dias, pode sofrer diversas mudanças de volume, por isso o fato do encaixe provisório ser feito de um material maleável, onde, qualquer perda de volume que possa ocorrer no coto, o técnico em prótese pode esquentar o material do encaixe e ajustar ao novo volume do coto.

 

Veja como é feito o molde de um encaixe para amputação transtibial:

 

encaixe provisorio
Encaixe Provisório

Geralmente os pacientes amputados ficam com o encaixe provisório no período máximo de 90 dias, tempo suficiente para que o volume do coto estabilize e que o paciente possa se acostumar a caminhar com a sua prótese. Nesse período é muito importante a Fisioterapia para desenvolver a melhor marcha possível.

Encaixe Definitivo

Após o período máximo de 90 dias, o paciente amputado volta à clínica onde está fazendo a sua reabilitação, para que os técnicos possam dar início a confecção do encaixe definitivo. 

 

Esse encaixe definitivo é feito para ser usado durante um longo período de tempo e por isso é feito de materiais mais resistentes como a fibra de carbono. O encaixe definitivo é a cópia do provisório. Entretanto, feito de fibra de carbono (material mais rígido e que dificilmente pode ser modificado), revestido com um material chamado Sorlin Flexível(na Bionicenter todos os encaixes definitivos saem com o Sorlin), uma borracha que torna a utilização do encaixe mais confortável por parte do paciente.

 

encaixe definitivo
Encaixe Definitivo

Muitos pacientes quando começam a utilizar o encaixe definitivo relatam que é muito mais confortável que o encaixe provisório. Isso acontece pelo fato do encaixe provisório ser feito de um material mais rígido e o encaixe definitivo, por dentro é revestido com um material flexível, no caso o Sorlin, que promove a sensação de maior conforto.

 

Em resumo, o encaixe provisório é uma prótese temporária, usada pelo paciente amputado durante os primeiros 90 dias de sua reabilitação, para que o seu coto possa estabilizar o volume e sejam feitos todos os ajustes necessários. 

 

Já o encaixe definitivo será a prótese permanente que é projetada para uso a longo prazo, feita de um material mais resistente, como a fibra de carbono.

 

Gostou de conhecer mais sobre a diferença entre um encaixe provisório e um encaixe definitivo? Nos siga em nossas redes sociais Instagram, Facebook, TikTok e Linkedin e fique  por dentro de todas as novidades.

 

Deixe um comentário