O nosso peso corporal muda constantemente. Isso ocorre pelo fato de nossos corpos terem sido projetados para serem dinâmicos, sendo uma resposta a fatores internos e externos como a utilização de medicamentos, envelhecimento, entre outros. Outro fator que pode influenciar a ganhar ou perder peso é o clima. Em épocas mais quentes como o verão, as pessoas costumam aumentar as atividades ao ar livre. Ou seja, todos esses fatores que influenciam a perda de peso, podem afetar o encaixe da sua prótese.
Os nossos corpos humanos são dinâmicos, e a maioria das próteses não são.
Durante o processo de reabilitação, você provavelmente terá que fazer diversas visitas ao seu técnico em próteses para garantir que o seu encaixe esteja de acordo com seu membro residual (coto), além de outras coisas como corrigir o alinhamento, aliviar as áreas de pressão, apertar ou soltar a prótese, entre outros.
Apesar de todo processo de confecção de uma prótese ortopédica ser muito bem elaborado, nenhum paciente amputado que utilize prótese está isento das flutuações naturais de nosso corpo.
Cada uma das situações citadas anteriormente relacionada a perda de peso, pode resultar em uma prótese mal ajustada. Neste artigo iremos tratar da perda de peso e das complicações que ela pode trazer para quem utiliza uma prótese ortopédica.
Quando há perda de peso, os ajustes na prótese podem ser feitos utilizando Liner mais espesso ou adicionando uma outra camada de meia. Mas se você perdeu uma quantidade significativa de peso, sua prótese pode causar desconforto, incluindo atrito, mudança na marcha e esforço físico desnecessário.
Então, o que fazer?
Vamos verificar quais problemas esperar de sua prótese quando perder peso.
Pé Protético
Os pés protéticos são classificados por categoria de peso. Isso significa que, o seu protesista quando foi prescrever a sua prótese, te recomendou um pé de acordo com o seu peso. Por isso, este pé pode suportar mudanças leves de peso. Mas quando ocorre uma perda significativa pode acarretar problemas.
Joelho
Na área do joelho pode acontecer problemas relacionados à marcha. Você pode “notar uma flexão inadvertida do joelho devido a um calcanhar rígido, o que causa uma flexão abrupta do joelho, dependendo de quanto peso é perdido. Quando você naturalmente coloca peso no calcanhar, ele fica tão rígido que cria um “momento” que faz com que o joelho se dobre, forçando-o a flexão.” (https://amputeestore.com/blogs/amputee-life/how-losing-weight-affects-your-prosthesis)
Encaixe da Prótese
Amputação acima do joelho
Caso o encaixe da sua prótese esteja solto, visite seu técnico em prótese imediatamente. Quando há perda significativa de peso, o encaixe pode começar a girar no coto.
Outra área que você pode sentir os efeitos da perda de peso é na região da virilha. Perder peso pode fazer com que seu coto desça demais no encaixe e você comece a andar na borda do encaixe. Isso pode adicionar pressão desnecessária e estresse físico.
O mesmo vale para a parte inferior do osso do fêmur. Nesse caso, um encaixe solto pode promover pressão na lateral ou na parte inferior do osso.
Amputação abaixo do joelho
Caso você use prótese para amputação abaixo do joelho, os problemas que podem acontecer incluem um desconforto ao longo da parte frontal do encaixe. A pressão ao longo da extremidade cortada da tíbia e sobre a rótula são outros possíveis problemas a serem observados.
O que fazer quando há perda de peso?
Depois de ter visto como a perda de peso afeta a sua prótese, vamos verificar o que pode ser feito.
Tendo qualquer alteração que afete o seu coto, entre em contato com o seu técnico em próteses para que imediatamente ele possa buscar maneiras de ajustar o seu encaixe. Pode ser que o seu protesista verifique se o seu pé protético ainda está na categoria de peso correta e caso contrário, recomenda a troca do pé.
Um artifício muito usado por quem usa prótese é colocar uma meia adicional para que o encaixe fique mais justo. Isso pode aliviar o desconforto, impedindo que o osso da tíbia ou do fêmur atinja a parede do encaixe.
Outra estratégia é trocar o seu Liner de espessura de 3mm por um de 6mm, por exemplo, reduzindo a utilização de meias citadas anteriormente.
Embora citadas várias soluções que possam aliviar o desconforto de utilizar a prótese, lembre-se que elas são temporárias. Procure o quanto antes o seu protesista para juntos encontrarem uma melhor solução para lidar com a perda de peso.
Compartilhe nos comentários alguma solução que você tenha utilizado e que aliviou o desconforto da utilização da prótese. Deixe nos comentários. E nos siga em nossas redes sociais Instagram , Facebook, Linkedin para ficar por dentro de todas as novidades.