importancia do liner para amputados

Liner: Veja a Importância para os amputados

 

Os Liners são a base para que se tenha uma prótese ortopédica confortável e eficaz. Em alguns casos, não se dá a devida atenção a ele, entretanto ao utilizá-lo com a sua prótese você terá uma maior qualidade de vida. Por isso, fique com a gente até o final e veja a importância do liner para os amputados. 

 

Ao iniciar o processo de protetização, os pacientes podem sentir certos desconfortos, afinal é uma experiência nova e o coto do amputado ainda está numa situação de grande sensibilidade.

 

Ter os cuidados de higiene, fazer o enfaixamento, aprender a vestir a prótese e usá-la, enfim, são muitas informações a serem assimiladas de uma só vez. 

 

Por isso, ao fazer uso do Liner, consegue-se um grande conforto.

 

Mas afinal o que é o Liner? Qual a importância para os amputados?

importancia do liner para amputados

 

Liner é uma capa protetora feita de um material flexível e acolchoado, muito parecido com uma meia, feito especialmente para o coto do amputado. Esse revestimento é fabricado com diferentes tipos de materiais como silicone, elastômero termoplástico (TPE), poliuretano entre outros.

O objetivo do liner é reduzir o movimento e a fricção entre a pele e o encaixe da prótese, aumentar a fixação da prótese ao paciente e proteger e hidratar a pele do coto. Eles são projetados com certas características específicas para que funcionem com diferentes sistemas de suspensão.

 

O liner irá cobrir boa parte do coto quando usado corretamente.

 

O paciente amputado precisa usar Liner?

 

importancia de usar liner

 

Qualquer dispositivo que ajude a moldar o coto e diminuir a sensibilidade da região serão bem-vindos.

 

O liner é um dos dispositivos, existem outros como meias, ataduras elásticas, que basta seguir um passo a passo de enfaixamento correto para um melhor aproveitamento.

Porém, nem todos os pacientes tem indicação para colocação de liner, por exemplo, pessoas com amputações de desarticulação de quadril, cotos tranfemurais muito curtos ou quem apresente alergias quando faça o uso do liner.

 

Benefícios de se usar o Liner

 

Depois de você entender o que é um liner, como é fabricado, vamos ver sobre os benefícios de se usar.

 

Redução da pressão no coto

 

Ao utilizar o encaixe e a prótese , principalmente em amputações de membros inferiores, podem trazer certos desconfortos para o paciente.

 

Esse desconforto será uma pressão exercida no coto do paciente por fazer simples tarefas do dia a dia como andar ou subir escadas. 

 

Por isso, um Liner correto pode amenizar essa pressão e desconfortos causados no coto.

 

Alívio das dores

 

Após o tópico anterior de redução da pressão, como consequência teremos uma redução das dores no coto pois o liner propicia um maior amortecimento e proteção aos pacientes.

 

 Ou seja, com o passar do tempo, aqueles impactos que eram causados ao longo do dia e que causavam dores, agora serão melhor absorvidos pelo liner.

 

Aumento do conforto

 

E nada melhor depois de um dia de caminhadas, subidas de escadas, e chegar em casa com maior conforto possível.

 

Outro motivo que o uso do liner se faz muito importante é com relação a transpiração. O coto tem a tendência de transpirar quando estão sob o encaixe da prótese. Então, um liner de qualidade e bem utilizado pode reduzir essa transpiração na área de contato, ou absorver melhor o suor do usuário , evitando assim odores.

 

Segurança ao usar a prótese

 

Os sistema de fixação da prótese com o uso do liner são mais eficientes do que quando o paciente não usa este sistema. Podem ter a suspensão feita por travamento com pino e Shuttle Lock (sistema de acoplamento do pino), anéis de silicone, joelheiras de silicone e válvulas de expulsão de ar.

 

Como escolher o Liner correto pra você ?

 

 Caso o amputado já utilize o liner, deve-se começar revisando o liner atual que está usando e diagnosticando o nível de conforto e mobilidade que ele oferece. Depois, avaliar o coto do paciente para encontrar as melhores tecnologias de revestimento e suspensão que são mais apropriadas para as necessidades que cada paciente tem, usando como base o julgamento do técnico em próteses que estiver avaliando a situação.

 

O material do liner, o design e o tipo de suspensão irão influenciar no conforto, ajuste e compatibilidade com a pele e durabilidade da prótese.

 

Para utilizar o liner da maneira correta, vire ele do avesso e coloque suavemente por toda a extensão do coto, para que o liner toque em toda superfície da pele, sem deixar “bolhas”de ar dentro, entre o liner e a pele. Em hipótese alguma vista o liner como se fosse uma meia, e sempre tenha muito cuidado ao manusear qualquer dispositivo próximo ao coto do amputado.

 

Busque manter o liner sempre higienizado com sabonete neutro e água morna todos os dias, e também o membro residual para que se mantenha o equilíbrio do ph da pele.

 

Se você for do tipo de pessoa que transpira muito, busque fazer essa limpeza com mais frequência ao longo do dia. Qualquer dúvida peça ajuda aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

 

Consulte sempre o manual do fabricante do liner que você usa.

 

Conheça alguns fabricantes e tipos de liner

 

Ossur

liner ossur

 

O liner  Iceross Seal-In Transfemoral  oferece aos pacientes uma maior segurança e liberdade de movimento para os amputados transfemorais que tenham uma atividade física baixa a extremamente alta.

Este liner conta com novo têxtil que melhora a adesão em 25%. Esta cobertura de tecido é extremamente durável permitindo um estiramento radial e elasticidade confortável.

 

Alps

 

liner alps

 

O Liner acima da Alps,  distribuído no Brasil pela  Ortho Gen é feito em gel com anéis de sucção. Apresenta bandas que apertam a parede do soquete para que se forme uma interface segura para evitar liberação de ar.

 

WillowWood

 

 liner willowwood

 

O modelo acima SmartTemp Liner da WillowWood,  pode ser usado tanto para amputados transtibial ou transfemoral. É fácil de colocar, muito suave ao joelho quando dobrado. A inovação está no material Outlas desenvolvido pela NASA que ajuda a controlar a temperatura do coto, fazendo com que o amputado sue até 48% menos do que com outros tipos de liners.

 

Gostou do nosso artigo sobre a importância do liner para os amputados? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas nossas atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *