Exercícios de reabilitação de amputados membros inferiores

Exercícios para Reabilitação de Amputados Membros Inferiores

Após todo o processo de amputação, a grande maioria dos amputados começam o processo de reabilitação, onde existem diversas etapas como: dessensibilização do coto, enfaixamento e toda fisioterapia necessária para ganhar independência e iniciar o processo de maturação dos membros e trabalhar atividades de força e equilíbrio. Neste artigo te daremos alguns exemplos de exercícios para reabilitação de amputados de membros inferiores. 

 

Antes que qualquer programa de reabilitação possa começar, sua equipe de saúde fará uma avaliação completa, incluindo avaliação de seu membro residual, avaliação de seu nível funcional antes da cirurgia, condições médicas existentes e capacidades físicas, bem como suas expectativas. 

Exercícios pré-protetização 

 

O que seriam exercícios pré-protéticos ? Aqueles que sofreram uma amputação de membros inferiores ou superiores, terão um regime de exercícios para prevenir a perda de músculos e amplitude de movimento. Estes exercícios serão prescritos pelo seu fisioterapeuta cujo objetivo é prevenir lesões, melhorar o equilíbrio e a força e reduzir a dor fantasma, por exemplo. E ao mesmo tempo, estes exercícios irão preparar o seu corpo e membro residual (coto) para receber a sua primeira prótese. 

 

Os exercícios pré-protetização podem ajudar a diminuir a ocorrência de futuros desvios da marcha protética.  

 

Veja abaixo, alguns exercícios que a sua equipe de reabilitação pode sugerir para você.

 

Exercícios de Reabilitação para Amputados de Membros Inferiores

 

Treino de Marcha e equilíbrio

O treino de marcha e equilíbrio na fisioterapia tem como papel fundamental a adaptação do paciente à prótese para ter uma melhor qualidade de vida, ele pode ser feito tanto nas barras paralelas como também com dispositivos de auxílio da marcha, como andadores, muletas e bengalas.

Confira no vídeo, nossa paciente Valéria fazendo o treino de marcha e equilíbrio em nossa sala de fisioterapia aqui na Bionicenter.

 

 

Mudança de peso lateral

Este exercício irá permitir que você transfira o peso da perna sadia para o lado protético enquanto fica em pé entre as barras paralelas para se apoiar. O deslocamento lateral de peso ajuda a contrair os glúteos, bem como os músculos do membro residual, para estabilizar.

 

 

 

 

guia completo do amputado
Baixe nosso E-book Grátis – Guia Completo do Amputado

Mudança de peso para frente e para trás 

Este exercício traz benefícios para a orientação de equilíbrio. É semelhante ao deslocamento lateral do peso, porém, ao invés de deslocar para os lados, o peso do corpo é movido para frente e para trás. Uma maneira de acompanhar seu progresso com este exercício é a redução final do apoio da mão.

 

 

Intensificando

 

O objetivo deste exercício é ajudar a melhorar a sua postura corporal. Recomendamos que você comece com um banquinho de aproximadamente 10 a 20 centímetros de altura. Uma maneira de monitorar como está sua evolução é ir aumentando a altura do degrau ou reduzindo o apoio da mão. Além disso, a medida que você for ficando mais confiante, você será capaz de pisar a perna do lado sadio lentamente e com mais controle.

 

 

Placa de Equilíbrio

 

O exercício da placa de equilíbrio irá te ajudar a melhorar o equilíbrio e a sustentação de peso. Utilizando uma prancha de equilíbrio, você poderá deslocar o peso do corpo de um lado para o outro ou para a frente e para trás. Poderá começar este exercício entre as barras paralelas para apoiar as mãos. A redução do apoio da mão é uma ótima maneira de medir seu progresso.

 

 

É muito importante sempre realizar os exercícios acima sob a supervisão do seu fisioterapeuta para que não ocorra nenhuma lesão.

Gostou do nosso artigo sobre exercícios para reabilitação de amputados membros inferiores? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe e nos siga em nossas redes sociais Instagram , Facebook e Linkedin para acompanhar nossas atualizações.

 

 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *