como preparar o coto para protese

Como Preparar o Coto para Prótese? Guia Completo

Sofrer uma amputação é uma situação difícil. Perder um membro, além de ser um desafio físico, a autoimagem das pessoas muda depois que elas perdem uma parte de “si mesmas”. Por isso, os médicos buscam preparar as pessoas que sofreram a amputação  e seus familiares dizendo o que acontecerá antes e depois da amputação e durante o processo de colocação da prótese. E como preparar o coto para prótese? Fique até o final com a gente e descubra!

 

Preparando o coto para prótese  

 

Boa parte de sua reabilitação será trabalhar com uma equipe de saúde que irá prepará-lo para você se adaptar a sua prótese. Encontre empresas especializadas em próteses ortopédicas e converse com eles sobre a melhor solução para você.

 

A adaptação protética irá começar quando os pontos e a ferida cirúrgica cicatrizar. A dor é controlada e a readaptação contínua. Neste momento, você pode começar a preparar o coto para receber uma prótese. 

 

Durante esse tempo, alguns cuidados são de extrema importância. Confira abaixo: 

 

  • Posicionamento correto do coto
  • Alongamento e fortalecimento muscular
  • Exercícios para dessensibilização
  • Modelagem de membro residual
  • Cuidados diários com a higiene

 

 

Posicionamento Correto do Coto

 

Manter o coto na posição correta é vital. Isso irá ajudar a prevenir o encurtamento e o tensionamento muscular (contratura), que causa a amplitude total do movimento. Para que haja a prevenção da contratura, você precisará manter o joelho e o quadril o mais reto possível. Veja como fazer:

 

  • Sempre quando estiver sentado, apoie o coto para evitar que fique pendurado. Ao utilizar uma cadeira de rodas, você pode usar “uma prancha para amputados”. Esta placa é plana e serve para suportar o peso do coto;
  • Busque passar algum tempo todos os dias deitado de bruços. Isso alonga os músculos da parte frontal do quadril. Quando você se senta, esses músculos ficam tensos.  É importante passar de 15 a 20 minutos por dia fazendo esses exercícios;
  • Não apoie o coto em travesseiros ou cobertores ao se sentar ou deitar. Mantenha o coto sempre plano, com o joelho o mais reto possível;
  • Caso a amputação for acima do joelho, mantenha o membro residual próximo a perna intacta. Permitir que ele se mova para fora pode dificultar o andar com uma prótese posteriormente.   

 

ebook protese de alta performance
Baixe nosso Ebook Grátis – Próteses de Alta Tecnologia

 

Alongamento e Fortalecimento Muscular    

 

Você precisa manter os músculos do coto fortes e flexíveis. Busque trabalhar com sua equipe de saúde exercícios de reabilitação. Isso ajudará a prevenir contratura. Estes exercícios também garantem que o membro intacto fique também forte. As duas pernas precisam estar fortes para preparar o coto para prótese.

 

Dessensibilização do coto

 

como preparar o coto para protese

 

Logo após o pós-operatório, a dessensibilização do coto é um estímulo externo muito importante feito com ajuda de materiais de superfície áspera, fina e de diferentes temperaturas que irão ajudar a devolver a sensibilidade da região amputada.

 

Independente do nível de amputação, os movimentos ajudam a evitar dores intensas e auxiliam o coto a reconhecer diferentes sensações de frio, calor.

 

Quais materiais e quais exercícios fazer para a dessensibilização ?

 

De acordo com alguns especialistas os materiais sugeridos e exercícios para fazer a dessensibilização do coto:

 

  • Toalha 
  • Cubo de gelo
  • Escova de dente
  • Algodão
  • Esponja de face fina ou grossa

 

Exercícios

 

Pequenos toques com a toalha

 

Pegue uma toalha e umedeça ela com água morna; toque levemente as extremidades do coto e aos poucos ele irá se acostumar com toques e temperaturas; por aproximadamente três minutos passe a toalha na parte de cima, de baixo e na extremidade e finalize a massagem.

 

Massagem

 

Durante 5 minutos realize movimentos circulares , ou de cima para baixo na região do coto.

 

Isso irá aumentar a circulação sanguínea, resistência e sensibilidade do membro residual.

 

Massagem Proprioceptiva

 

A massagem proprioceptiva é um pouco mais complexa, por isso atenção.

 

O objetivo dessa massagem é fazer o coto sentir diversas sensações 

 

Durante 3 minutos, utilizando um cubo de gelo, faça movimentos circulares ao redor da cicatrização com objetivo de sentir duas sensações: o frio e o liso.

 

Logo após, pegue uma esponja e umedeça com água morna, e por 5 minutos faça movimentos circulares transmitindo calor e áspero.

 

Depois seque a região com uma toalha felpuda, não coloque muita pressão no local. Depois finalize com uma massagem com uma massagem feita com uma escova de dente.  

 

Modelagem de Membro Residual

 

Mesmo após a cicatrização da ferida cirúrgica, o coto ainda pode estar inchado. Deve-se buscar a redução do inchaço para que o coto caiba no encaixe de uma prótese. Este processo é conhecido como “moldar” o membro residual. Provavelmente seu médico irá irá prescrever uma faixa elástica ou uma meia de compressão.

como preparar o coto para protese

 

Algumas recomendações ao utilizar uma meia de compressão:

 

  • Busque utilizar uma meia de compressão (meia retrátil). Ela é uma meia cônica que aplica uma pressão uniforme na parte inferior do coto. A pressão irá ajudar a diminuir o inchaço.  

 

  • Consulte o técnico em próteses regularmente. Ele irá monitorar a mudança de tamanho do seu membro durante todo o processo de adaptação. Com isso irá garantir que a prótese se encaixe corretamente.

 

 

Cuidados diários com a higiene

 

Manter o coto limpo é vital para que se previne diversos problemas de pele e infecções. Veja abaixo alguns cuidados diários:

 

  • Faça uma lavagem do coto pelo menos uma vez por dia. Utilize água corrente limpa e um sabonete neutro;
  • Utilizando uma toalha, esfregue suavemente sobre todas as superfícies do coto. Atenção a pele atrás do joelho e na parte inferior do membro;
  • Seque o coto completamente. Isso irá evitar que a umidade fique presa entre a pele e a meia.
  • Utilize uma meia limpa todos os dias. Lave cada meia com água e sabão neutro. Enxágue bem e seque ao ar livre. Isso ajuda a remover os sais e ácidos deixados pelo seu suor.

 

fonte: https://www.mountnittany.org/articles/healthsheets/5540

 

Gostou de saber como preparar o coto para prótese? Deixe seu comentário abaixo, nos acompanhe em nossas redes sociais Facebook e Instagram  para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *