o que é desarticulação de quadril

Desarticulação de Quadril: O que é, Principais Causas

A Desarticulação de Quadril ocorre na altura da bacia, na qual o fêmur que é o osso da coxa, é amputado por completo. Por isso, a pelve do paciente será a responsável por controlar as próteses ortopédicas.  

 

De acordo com os níveis de amputação de membro superior ou inferior, sendo desarticulação de joelho, transfemoral ou transtibial, a desarticulação de quadril pode ser uni ou bi lateral, onde ambos os membros são amputados.

 

Qual a importância do Quadril?

 

O quadril é uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Ele nos permite fazer diversas atividades do nosso dia a dia como caminhar, correr, pular, entre outros. É responsável por suportar todo o nosso peso, através da conexão com as pernas.

 

A articulação do quadril é considerada uma das articulações mais flexíveis e nos permite uma maior amplitude de movimento, comparada a todas as outras articulações do corpo, exceto o ombro.

 

Estando o quadril saudável, é necessário grande força para machucá-lo. Entretanto, o uso excessivo ou uma queda pode levar a lesões. Veja abaixo, as principais causas para desarticulação de quadril.

 

Principais Causas para Desarticulação de Quadril 

 

Bursite

 

Uma inflamação da bursa, tecido localizado na porção lateral do quadril, na qual serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e um ponto do osso do fêmur, chamado de trocânter maior. 

 

A bursite pode ser causada por sobrecarga dos tendões e das burcas, sendo em atividades físicas ou ações repetitivas. A inflamação resulta em dor na face lateral da coxa, que em muitos casos essa dor irradia para nádega e joelho.

 

 

o que é desarticulação de quadril
fonte: https://www.sbquadril.org.br/

 

Artrite

 

Artrite significa “inflamação de uma articulação” . A inflação ocorre porque o revestimento liso (cartilagem articular) sobre as extremidades do osso desgasta. 

 

Muito comum em pessoas com mais de 45 anos, a artrite atinge virilha, coxa e nádegas do paciente.

 

Osteoartrose

 

A osteoartrose afeta as articulações, danificando principalmente a cartilagem que recobre a superfície dos ossos. Pelo fato do quadril sustentar o peso de nosso corpo, pode vir a sofrer um desgaste da articulação, principalmente se já houve casos na família. A obesidade, e pessoas com mais de 50 anos estão mais propensas a desenvolvê-la.

 

Fraturas

 

As fraturas são as causas mais comuns da desarticulação de quadril, pois todos nós estamos sujeitos a acidentes e traumas repentinos.

 

Independe de qual foi o motivo para a cirurgia de desarticulação de quadril, tenha em mente que o processo de reabilitação e adaptação às próteses irá variar de pessoa para pessoa, pois cada paciente tem suas particularidades.

 

guia completo do amputado
Baixe nosso E-book Grátis – Guia Completo do Amputado

 

Próteses para Desarticulação do Quadril 

 

 Antes as próteses ortopédicas para desarticulação de quadril, era feita por um cesto pélvico com fixador externo, o que incomodava muitos amputados em relação ao acabamento estético.

O Fisioterapeuta e Técnico em Próteses da Bionicenter, Anderson, desenvolveu o sistema de cartucho ATN para desarticulação de quadril, que é mais leve, mais anatômico, e com uma suspensão bem melhor que o sistema tradicional.

 

prótese para desarticulação de quadril
Prótese de desarticulação de quadril, com sistema de cartucho ATN, desenvolvida pela Bionicenter.

 

 A maior inovação de todos os tempos em prótese para desarticulação de quadril é a Hélix 3D da Ottobock.

 

Está prótese possibilita uma maior amplitude do passo individual por meio da articulação hidráulica, e também oferece diversas opções de velocidade de caminhada com marcha natural, na qual proporciona maior segurança e confiabilidade ao amputado.

o que é desarticulação de quadril
Paciente Taiana da Bionicenter.

 

Gostou do nosso post sobre desarticulação de quadril? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais, Instagram e Facebook para ficar por dentro de nossas atualizações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *