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Cicatrização Rápida do Coto: Veja Como 9 Alimentos Podem Ajudar

O corpo humano é incrível, não é mesmo? Nosso corpo consegue se curar desde que seja fornecido a ele os nutrientes necessários que facilitam o processo. Esses nutrientes vêm de alimentos como frutas, vegetais, gorduras saudáveis e muita água. E no caso de pessoas amputados, o atrito constante entre o membro residual (coto) e a prótese pode prejudicar a pele. Se você estiver prestes a  realizar uma cirurgia no coto, a ingestão prévia desses alimentos irão ajudar a ter uma cicatrização mais rápida. Então, continue a leitura até o final e veja como 9 alimentos podem te ajudar, e mais:

 

  • Alimentação: Por que ela é importante para acicatrização?
  • Conheça os 9 alimentos para cicatrização mais rápida do coto
  • Conheça também Alimentos que prejudicam a cicatrização
  • Dieta para facilitar a cicatrização no pós-operatório

 

Alimentação: Por que ela é importante para a cicatrização?

 

Uma alimentação saudável ajuda a evitar diversas doenças como; diabetes, hipertensão, obesidade entre outras. E mantendo uma alimentação saudável você irá contribuir também no tratamento de lesões de pele que é comum acontecer em pessoas amputadas que irão realizar a sua primeira protetização, enquanto uma alimentação ruim prejudica e muito o processo de cicatrização e retarda assim a cura.

 

Alguns nutrientes são importantíssimos no processo de cicatrização de feridas como; proteínas, carboidratos e gorduras que  auxiliam na regeneração do tecido. Vitaminas A, C, E e zinco são importantes também por sua ação antioxidante.    

 

Conheça os 9 alimentos para cicatrização mais rápida do coto

 

Para você incluir em sua dieta e ter uma cicatrização mais rápida, conheça abaixo os 9 principais alimentos: 

Proteína

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A proteína tem um papel muito importante na união dos tecidos da pele, sendo a proteína mais abundante em nosso corpo, o colágeno. Após uma cirurgia, o nosso corpo necessita muito de proteína, principalmente se tiver cicatrizes para reparar. Aumente a ingestão de proteínas, pois ela irá ajudá-lo na formação do tecido que vai ser necessário para fechar a ferida.

 

Para obter mais proteína, não é necessário comer mais carne vermelha. Existem outras fontes excelentes de proteína magra exemplo; ovos, peixe, gelatina, leite e derivados, feijão entre outros. 

 

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Frutas e vegetais coloridos

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Você sabia que quanto mais rica a cor das frutas e vegetais, mais antioxidantes ela contém. Essas frutas e vegetais coloridos são de extrema importância na sua dieta, pois ajudam a combater o excesso de radicais livres que o corpo produz em tempos de estresse.

 

Após uma cirurgia de amputação, seu corpo irá precisar de mais antioxidantes para combater as moléculas oxidadas que são prejudiciais. Para que isso aconteça, inclua em sua dieta os seguintes alimentos; couve, espinafre, uva passas, uvas vermelhas, cenouras entre outros. Ingerindo esses alimentos você irá aumentar o suprimento de antioxidantes do seu corpo.

 

Alimentos ricos em vitamina A  

 Recomenda-se aumentar a ingestão de vitamina A e de beta-caroteno, ambas são essenciais para reparação e manutenção do tecido mole e de membranas mucosas. 

 

Para que se tenha esses benefícios, inclua em sua dieta as seguintes frutas e vegetais; Cenoura, tomate, manga, beterraba, entre outros. Esses alimentos além dos benefícios citados acima também evitam a inflamação da pele.  

 

Frutas cítricas

 

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A vitamina C é fundamental para o processo de cura pós-operatório do corpo. Ela é responsável por reticular o colágeno, facilitando na cicatrização de feridas cirúrgicas. Porém o estresse esgota a quantidade de vitamina C do nosso corpo, portanto, o aumento da dosagem dessa vitamina é essencial.

 

Você pode obter vitamina C através das frutas cítricas como laranja, tangerina,limão,lima,morango,kiwi, entre outros.

 

Vegetais Crucíferos

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Vegetais Crucíferos contêm fitonutrientes que estimulam o sistema imunológico, sendo muito importante estar com alta imunidade para que você possa ajudar o seu corpo a evitar infecções e obter uma boa cicatrização.

 

Aumente o consumo dos seguintes alimentos para estimular o seu sistema imunológico: rúcula, brócolis, repolho, couve-flor, agrião, couve de bruxelas e vegetais de folhas verdes, entre outros.

 

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Abacaxi e mamão

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A bromelaína e a papaína são enzimas que ajudam a acelerar o processo de cura do corpo, facilitando a  quebra e digestão destas proteínas. As enzimas também são conhecidas por ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação, são benéficas para acelerar a cicatrização da ferida cirúrgica.

 

Tomates

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O  tomate pode fazer muito pelo seu corpo, ele tem uma substância chamada de licopeno  que dá a cor avermelhada não s[o ao tomate mas também a melancia, goiaba, entre outros alimentos. Essa substância é um antioxidante que quando absorvido pelo nosso organismo ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres, alimentos que irão ajudar a reduzir o risco de infecção no local da cicatrização. 

 

Feijão preto

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Cicatrização mais rápida na região da amputação ou onde quer que seja, o feijão preto contém proteínas. De acordo com especialistas, uma porção de ½ xícara de feijão preto fornece cerca de 8 gramas de proteína. (é mais saudável do que consumir um bife de carne vermelha de 80 g). 

 

Outro benefício importante é que é pobre em sódio e gorduras saturadas, o que o torna um alimento saudável e pode ser utilizado para sopas e molhos saborosos.

 

Chocolate Amargo

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Está comprovado que o chocolate amargo ajuda a promover a cicatrização de feridas. Especialistas da área médica e cientistas cardiovasculares e de derrame cerebral mostraram que o chocolate amargo ajuda a manter níveis saudáveis de pressão arterial. 

 

Manter uma pressão sanguínea saudável é fundamental para a capacidade do corpo em fornecer oxigênio, nutrientes e vitaminas ao local da cicatrização. Os antioxidantes encontrados no chocolate amargo ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo evitando assim infecções. 

 

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Alimentos que prejudicam a cicatrização

 

 Alimentos remosos (gordura, óleos refinados, açúcares)  dificultam uma boa cicatrização e devem ser evitados depois da cirurgia ,enquanto ainda estiver com pontos, como por exemplo: doces, refrigerantes, frituras, carnes processadas, salsicha, linguiça, entre outros.

 

Por que esses alimentos prejudicam a cicatrização? O açúcar e gorduras industrializadas contidos nestes alimentos, aumentam a inflamação no organismo e dificultam a circulação do sangue, que é essencial para os nutrientes chegarem ao local da ferida para cicatrizar o tecido.

 

 Exclua da sua alimentação, tudo que tenha gordura e principalmente açúcar. Exemplos:

 

  • Refrigerantes, balas, chocolates, sorvetes e biscoitos, recheados ou não;
  • Leite achocolatado;
  • Carne gordurosa, carne de porco, salsicha, linguiça, bacon, entre outros.

Uma maneira de verificar a quantidade de açúcar nos alimentos industrializados é verificar o rótulo dos produtos. Às vezes o açúcar está escondido com nomes como Maltodextrina ou Xarope de milho. Fique atento!  

Dieta para facilitar a cicatrização no pós-operatório

 

Uma ótima opção de refeição para comer no pós-operatório é tomar uma sopa de legumes, batida no liquidificador com um fio de azeite. Se o paciente estiver menos enjoado, pode fazer uma refeição leve com alimentos e vegetais cozidos. 

 

Uma dica de refeição é: comer peixe grelhado , temperado com ervas , pouco sal e servido com brócolis cozido, e 1 copo de suco de laranja batido com morangos.

 

Conclusão

O corpo humano foi projetado para extrair vitaminas e minerais dos alimentos que comemos. Se após todo o processo de cicatrização, você continuar a ingerir os alimentos citados acima, com certeza terá uma melhor qualidade de vida. Estes alimentos te ajudarão a aumentar seus níveis de energia.

Por outro lado, o nosso corpo também responde aos alimentos não saudáveis. Se você se entupir de alimentos com alto teor de açúcar e gorduras que prejudicam a saúde, você irá se sentir lento e cansado a maior parte do tempo e entre outros problemas que podem surgir.

Então, faça com que a sua comida trabalhe a seu favor e não contra você. 

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Até mais!

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

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