A Diabetes é uma das principais causas de amputação no Brasil. E se você tem, pode minimizar o risco de sofrer uma amputação do dedo do pé, pé ou perna prestando atenção no que vamos dizer. Recomendamos você incluir no seu dia a dia um exame completo do seu pé, para que possa verificar qualquer situação de risco. Então, se você tem Diabetes? Preste atenção aos seus pés.
Fazendo uma verificação diária do seu pé, irá ajudá-lo a evitar muitos danos, mas também é essencial implementar uma estratégia para gerenciar seus níveis de glicose no sangue.
De acordo com especialistas da área médica, níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos nos nervos ao longo do tempo. Se este for o caso, você pode notar primeiro dor e formigamento, seguidos por uma falta de sensação.
Mas afinal, o que é o pé diabético? Quais são as causas? Sintomas? Veja abaixo.
O que é pé Diabético?
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o pé diabético é definido como um pé com infecção, ulceração ou a destruição do pé causada por alterações dos nervos ou dos vasos (artérias). A alteração dos nervos é consequência da Diabetes.
Quais são as causas e sintomas do pé diabético?
O pé diabético pode surgir tanto da diabetes tipo 1, como na tipo 2, afetando ambos os sexos (homens e mulheres).
Os principais sintomas do pé diabético são: redução da sensibilidade, sensação de “picadas de alfinetes”, formigamento nos pés, dormência, queimadura e pés gelados.
As pessoas podem possuir ainda calos, fissuras, feridas, deformidades, pela seca e quebradiças. O diabético ainda pode sentir dor no pé no momento de dormir. As queixas podem agravar-se com a elevação do pé e melhoram com o pé para baixo. Por isso, os doentes dormem com o pé fora da cama.
Pelo fato das artérias estarem obstruídas, existe uma menor quantidade de sangue no pé. Portanto, se um doente diabético possuir uma ferida no pé, ela pode não cicatrizar porque não existe sangue, aumentando assim o risco de amputação.
Os sintomas do pé diabético, em muitas situações, são imperceptíveis. Por isso, caso você seja diabético, aconselha-se sempre estar em contato com seu médico.
Dicas para cuidar do pé diabético
Mantenha os pés limpos e utilize calçados confortáveis
Um cuidado importante é lavar os pés diariamente com água morna. Logo após, seque-os com cuidado, especialmente entre os dedos, uma área que costuma ficar muito úmida.
Outra dica é usar calçados confortáveis e meias que não possam machucar os pés.
Verifique diariamente a pele dos pés
Sempre verifique os seus pés todos os dias, prestando atenção se há cortes, hematomas, edemas ou áreas sensíveis. Se tiver machucados, lave-os com água limpa e sabão e depois cubra-os com um curativo seco. Busque orientação do seu médico responsável.
Nunca fique descalço
Para quem tem diabetes, mesmo uma batida simples pode se transformar em uma úlcera ou algo mais grave. Mantenha sempre um par de chinelos debaixo da cama e sempre utilize-o tanto dentro quanto fora de casa.
Controle da taxa de açúcar
Fique sempre de olho nos níveis de açúcar no sangue. Para manter os níveis de glicemia dentro do aceitável, siga a orientação do seu médico ou nutricionista.
Trate os ferimentos imediatamente
Caso tenha um ferimento nos pés, busque tratá-lo imediatamente. Lave a área com água e sabão e cubra-a com um curativo e bandagem seca. Se não melhorar depois de um dia, procure ajuda médica .
O pé diabético tem cura?
Infelizmente o pé diabético não tem cura, mas existem tratamentos que podem ser realizados em caso de complicações. E como dissemos acima, o controle da doença Diabetes, é muito importante e devem ser seguidas todas as medidas preventivas ditas pelo seu médico ou nutricionista.
Gostou de saber mais informações sobre a Diabetes? Deixe suas dúvidas abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares. Nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades!