Segundo o especialista Dr. Anderson Nolé, fisioterapeuta e Técnico em próteses da Bionicenter, a maioria das amputações de membro superior estão concentradas nas amputações parciais de mão, sendo essas amputações a grande maioria decorrentes de acidentes de trabalho. Estima-se que entre 85 a 90 % das amputações de membro superior, estão concentradas na altura do punho em diante. E qual seria a diferença entre uma prótese mioelétrica e biônica? Quais os tipos? Como funciona? Continue a leitura!
Tipos de amputação de membro superior
Em se tratando das amputações de membro superior, tem-se:
- Amputações parciais de mão;
- Desarticulação de punho (quanto retira-se a mão inteira e mantém o rádio e una);
- Amputação transradial (entre o punho e cotovelo);
- Desarticulação de cotovelo;
- Amputação transumeral (entre o ombro e o cotovelo);
- Desarticulação de ombro;
- Amputação Escápulo umeral.
Próteses para amputação de membro superior
Atualmente para as amputações de membro superior, temos as próteses biônicas, próteses mioelétricas, próteses mecânicas e próteses estéticas. No passado, havia limitação para utilizar uma prótese quando se retirava a mão inteira, por exemplo. Atualmente, para amputações parciais de mão existem os dedos biônicos, onde através de um comando, o paciente consegue fazer o movimento das mãos.
Prótese Estética
A Prótese Estética tem como função aliviar o constrangimento das pessoas que sofreram uma amputação de membro superior, como uma amputação parcial de mão, passam por as vezes outras pessoas ficarem olhando e perguntando sobre o que ocorreu para a causa da amputação.
Prótese Mecânica
A prótese mecânica é outra opção, para o caso de amputação total da mão. O paciente coloca uma correia no ombro, e conforme movimento do ombro, acontece o movimento de abrir e fechar da mão.
Atualmente existem próteses mecânicas para amputação parcial de mão, porém ainda não estão disponíveis para o Brasil.
Próteses Mioelétricas
As Próteses Mioelétricas funcionam através de eletrodos, que são colocados sobre o músculo do coto, e conforme acontecem as contrações do músculo, esses eletrodos captam os sinais elétricos e enviam para a prótese.
O movimento básico das próteses mioelétricas são de abrir e fechar da mão.
Próteses Biônicas
As Próteses Biônicas irão ter os mesmos eletrodos que irão sobre os músculos, semelhante às próteses mioelétricas. E a diferença entre as próteses biônicas e as próteses mioelétricas, são que as biônicas, os dedos trabalham de forma independente, tendo muito mais movimento neste tipo de prótese.
A conexão do encaixe da prótese biônica e da prótese mioelétrica é a mesma.
O funcionamento da prótese biônica é semelhante ao da mioelétrica. Conforme a contração do músculo, os eletrodos enviam os sinais elétricos à prótese, tendo neste caso os dedos maior independência nos movimentos.
O paciente que for utilizar uma prótese biônica terá que aprender as diversas estratégias de contração, pois, cada tipo de contração irá acionar uma pinça na mão. Atualmente existem próteses biônicas que chegam até 36 tipos de pinças diferentes, e durante a reabilitação com os profissionais responsáveis, como fisioterapeutas, técnicos em prótese, será customizado os tipos de pinças para o paciente.
Qual tempo necessário para se adaptar a uma prótese de membro superior?
Durante o processo de confecção do encaixe da prótese, o Fisioterapeuta ou Técnico em Próteses que estiver acompanhando o paciente, pode já iniciar o treinamento com ele, ensinando-o as estratégias de contração muscular para mudança de pinça da mão biônica.
Estando com o encaixe da prótese pronto, o paciente irá treinar sensação espacial, movimentos finos como pegar uma caneta por exemplo.
Segundo o Dr. Anderson Nolé, especialista em próteses da Bionicenter, o paciente leva em média entre 7 a 10 dias para se reabilitar com a prótese biônica. O Dr. Anderson ressalta que quanto mais alta a amputação, pode levar um tempo maior.
Gostou de saber sobre os tipos de próteses para membro superior? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários, compartilhe e nos siga em nossas redes sociais Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok.