Pesquisadores testam prótese de perna que ajuda os usuários a sentir cada passo

Pesquisadores testam prótese de perna que ajuda os usuários a sentir cada passo

As pessoas que utilizam próteses ortopédicas  necessitam ter um feedback sensorial, que ajude a se mover melhor com a sua prótese. Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, na Suíça, estão inovando, colocando sensores em próteses ortopédicas, permitindo que  os usuários sentam quando ela se flexiona e entra em contato com o solo. Recuperar a capacidade de sentir através de seus membros protéticos permitiu que os usuários andassem com rapidez e confiança. Também diminuiu a dor do membro fantasma .

 

Aumentando a propriocepção 

Alguns usuários de prótese, principalmente aqueles que tiveram amputação transfemoral, sentem dificuldade em receber um feedback sensorial, dificultando o julgamento da posição do membro no espaço e no movimento. Esse fenômeno também é conhecido como sensação de propriocepção .  

 

Por isso, pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, na Suíça, colocaram sensores na sola e dentro do joelho de uma perna protética. Esses sensores foram conectados aos nervos da coxa por meio de fios. Duas pessoas testaram esses membros protéticos alterados.

 

Quais foram os resultados? No primeiro mês do experimento, os dois voluntários foram submetidos a situações que estimulavam os nervos da coxa na esperança de gerar as sensações mais realistas. Os voluntários descreveram sensações “próximas da vida real”.

 

Os voluntários da pesquisa também testaram as próteses alteradas  em uma pista ao ar livre.  Ambos caminharam até seis metros por minuto mais rápido com feedback sensorial do que sem feedback. Eles também disseram se sentir mais confiantes ao andar com a prótese tendo um feedback sensorial maior.

“Após três meses testando as pernas protéticas, um dos voluntários relatou que a dor do membro fantasma desapareceu completamente, enquanto o outro disse que a dor diminuiu em 80%. Para muitos usuários de próteses que sofrem de dor no membro fantasma, esse desenvolvimento é muito interessante.

Os pesquisadores que realizaram os testes são a mesma equipe por trás do braço protético Ability Hand, que também permite que os usuários sintam na ponta dos dedos. “ (https://amputeestore.com/blogs/amputee-life/researchers-test-prosthetic-leg-that-helps-users-feel-every-step)

 

Gostaram de saber sobre prótese de perna com sensores para sentir cada passo? Compartilhe, deixe seu comentário abaixo e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.