Órtese e prótese ortopédica são dispositivos que auxiliam as pessoas a recuperarem a sua autonomia e mobilidade. E apesar das palavras “órtese”e “prótese”apresentarem uma certa semelhança na maneira de falar, cada um tem uma funcionalidade diferente. Continue a leitura para entender a diferença entre a órtese e a prótese ortopédica.
Diferença entre Órtese e Prótese
A órtese é um aparelho externo com objetivo de imobilizar, corrigir e/ou auxiliar na funcionalidade de alguma parte do corpo que por acidente ou problemas de saúde tiveram o seu funcionamento comprometido. A prescrição das órteses é feita por Fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais após diagnóstico, visto que são feitas sob medida. Mas adiante você verá alguns exemplos de órteses.
Já a prótese ortopédica é um componente artificial com objetivo de suprir necessidades estéticas e funcionais de pessoas que sofreram amputações ou lesões graves. Ela é prescrita após avaliação de um Fisioterapeuta e/ou Técnico em Prótese responsável pelo tratamento do paciente.
A utilização de órtese e prótese é muito mais antiga do que imaginamos. Alguns documentos históricos como um poema do livro Rig Vheda, que foi escrito entre 3.500 e 1.800 a.C, relata a história de uma rainha que utilizou uma prótese de ferro para voltar à guerra após perder uma perna.
No Museu do Cairo, no Egito, existem múmias com próteses no dedão do pé. Estudos mostraram que elas foram colocadas ainda em vida.
Conheça alguns exemplos de órteses
Existem muitas opções de órteses no mercado e todas têm o mesmo objetivo que é dar suporte externo às estruturas do corpo. Veja alguns exemplos:
- Externas: muletas, andadores, bengalas, colar cervical, óculos, lente de contato, aparelhos auditivos, joelheira, cinta abdominal, bota ortopédica, munhequeira entre outros;
- Órteses sob medida: A Órtese tornozelo pé, também conhecida como AFO, é uma órtese que engloba a articulação do tornozelo e o pé, podendo ser articulada ou não. É utilizada com o objetivo de proporcionar estabilidade e controle durante a marcha, assim como na prevenção de deformidades dos pés.
Exemplos de próteses ortopédicas
Algumas pessoas só veem uma prótese ortopédica quando assistem cenas de atletas paralímpicos realizando provas. Entretanto, além dos atletas, diversas pessoas amputadas fazem uso das próteses para voltarem a ter movimentos naturais do dia a dia como: andar, correr, pegar coisas. Atualmente o Brasil possui as mesmas tecnologias de países desenvolvidos como: Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra entre outros. Conheça abaixo alguns exemplos de próteses ortopédicas:
Ottobock Bebionic Hand
I-limb quantum
Genium X3
Rheo Knee
Proprio Foot
Pro-Flex® Pivot
Gostou de saber a diferença entre uma órtese e prótese ortopédica? Compartilhe com seus amigos, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades.
Até mais!