esportes adaptados skate

10 Esportes Adaptados para Uma Vida Ativa

Todos nós sabemos que a prática de esportes melhora a forma física, influencia positivamente no emocional e humor, o que sem sombras de dúvidas aumenta a qualidade de vida. E após enfrentar uma amputação de algum membro corporal, a pessoa é inserida numa realidade totalmente inédita, que além das alterações físicas, o emocional costuma ficar bastante prejudicado. Por isso, os esportes adaptados, ou seja, alguma prática de atividade esportiva adaptada, por exemplo, basquete em cadeira de rodas é um excelente instrumento de reabilitação e promoção de saúde. Diante de tudo, fique até o final e conheça os 10 esportes adaptados para uma vida ativa. 

 

Benefícios da Prática de Esportes  

 

Nos esportes adaptados existem algumas modificações, porém são mínimas, permitindo que pessoas amputadas e demais deficientes os pratiquem sem que se perca a essência original daquele esporte. 

 

 Os esportes adaptados alinhados com a fisioterapia durante a reabilitação é de extrema importância, sendo que exercícios de baixo ou alto rendimento, praticados de forma amadora ou profissional trazem diversos benefícios como:

 

  • Força muscular;
  • Equilíbrio;
  • Coordenação motora;
  • Resistência física;
  • Velocidade;
  • Prevenção de deficiências secundárias;
  • Aumento de autoestima;
  • Integração social;
  • Estimular a independência e autonomia;

 

E muitos outros benefícios.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividade física, cerca de 30 minutos – de três ou quatro vezes por semana – contribui para melhora da qualidade de vida de qualquer pessoa, reduzindo o risco de diversas outras doenças. Ainda segundo especialistas, a atividade física impacta na menor necessidade de medicamento e internações. 

 

Um dos maiores benefícios na vida da pessoa é tirá-la de casa, ajudando a estabelecer novos vínculos e a traçar novos objetivos. Mas é preciso que você tenha vontade e encontre uma modalidade do seu interesse. E é isso que iremos te mostrar logo abaixo.

Os esportes adaptados são tão recreativos quanto competitivos, podendo ser orientados para o lazer, servindo como terapia, ou orientados para a competição de alto rendimento, sendo os Jogos Paralímpicos os maiores.

 

 

Qual esporte devo escolher?

 

Se você parar pra pensar e se perguntar: quantos esportes adaptados existem, verá que praticamente todos os esportes individuais, de duplas ou de equipe pode ser adaptados. Então, antes de escolher o seu, pense no que você mais gosta, o que te motiva e qual o seu objetivo com a prática de determinado esporte. Como em qualquer situação da nossa vida, persistência e perseverança são valores que você deve ter em mente ao definir seus objetivos .

 

E sem mais delongas, vamos conhecer algumas modalidades de esportes? 

Basquete

basquete esportes adaptados
fonte: move united sport

 

A primeira vista, o basquete não poderia ser adaptado para prática por pessoas que sofreram amputação ou que tenham outras deficiências. Mas esse esporte é um dos mais populares com ligas e competições pelo mundo todo.

 

O basquete em cadeira de rodas requer um esforço notável, pois as dimensões da quadra e altura da cesta são as mesmas do basquete clássico. Os modelos de  cadeiras adaptadas podem ter 4 ou 5 rodas, duas grandes localizadas na parte traseira, 2 pequenas na frente e geralmente uma quinta roda anti-roll atrás. 

 

Pelo fato de ser um esporte coletivo, incentiva o companheirismo, relacionamento social, e tantas outras vantagens como desenvolvimento da capacidade motora, aumento do senso de estratégia.

 

ebook protese de alta performance
Baixe Nosso Ebook Grátis – Próteses de Alta Tecnologia

 

Um grande erro é achar que para praticar o basquete em cadeira de rodas deve-se usar a cadeira para a mobilidade diária. Na verdade, muitos atletas e praticantes por diversão do esporte levanta-se da cadeira ao final das partidas  ou treino e caminham o resto do dia. Pode ser uma pessoa com uma amputação que utiliza uma prótese ou uma pessoa com uma lesão medular incompleta ou uma pessoa com paralisia cerebral.

 

Ciclismo

ciclismo esportes adaptados
fonte: move united sport

Andar de bicicleta também é possibilidade para quem sofreu amputação de membros superiores ou inferiores, pois existem bicicletas com adaptações que permitem a prática do esporte. 

 

Existem também bicicletas que tem espaço para duas pessoas em que um ciclista pode auxiliar o outro a guiá-la. 

 

Dentro do ciclismo há também o BMX ou bicicross, na qual é um esporte praticado com bicicletas especiais. É uma forma de corrida em pista de terra. 

 

No vídeo abaixo, conheça a história do Edson “Perna BMX” . Ele sofreu amputação de sua perna após ser atropelado na calçada por um motorista bêbado. Hoje Edson é atleta Bionicenter profissional.

 

Tênis de Mesa

tenis de mesa esportes adaptados
fonte: Getty Images

O tênis de mesa é considerado uma das modalidades de esportes inclusivos mais tradicionais. Ele já esteve presente nos Jogos Paralímpicos de 1960.

 

Quanto às regras, são as mesmas do tênis de mesa convencional. A única diferença é quanto ao saque, que é diferente para os usuários de cadeira de rodas. O sacador precisa fazer que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa sem deixá-la sair pelas laterais. Além disso, para o tênis em cadeira de rodas, a bolinha pode pular duas vezes na mesa. 

 

O saque tem que ser feito com a mão contrária a que segura a raquete.

 

Voleibol sentado

voleibol sentado esportes adaptados

 

Está a procura de um esporte que lhe proporcione exercícios aeróbicos, desafie o seu raciocínio estratégico e ainda permite que faça parte de uma equipe enquanto se diverte?  Então, o vôlei sentado é perfeito pra você.

 

Como muitos esportes adaptados, o vôlei sentado pode ser jogado com amigos e parentes aos, que seguem as regras do jogo.

 

O objetivo do jogo é o mesmo do voleibol em pé: bater a bola por cima da rede e pousar na metade da quadra do time adversário. As equipes têm até três contatos com a bola antes que ela passe por cima da rede. 

 

  • Veja Também: Saiba Mais Sobre Amputação Transfemural

 

Atletismo

atletismo esportes adaptados

 

No atletismo, existe uma classificação que é feita de acordo com a capacidade do esportista em realizar movimentos, além da potencialidade dos músculos que não sofreram lesão e das sequelas do tipo de deficiência. 

O esporte oferece muitos benefícios. Além de melhorar a saúde geral, os níveis de colesterol e a função pulmonar, as modalidades dentro do atletismo como arremesso, salto, lançamento e pista aumentam a confiança, alivia o estresse e destrói a depressão.

 

Natação

natação esportes adaptados

 

Desde os primeiros jogos Paralímpicos de Roma, em 1960, a natação é um dos principais esportes.

 

A natação oferece muitos benefícios como fortalecimento dos sistemas cardiovasculares e dos principais grupos musculares da parte superior e inferior do corpo. Ela também ajuda a desenvolver a flexibilidade nos músculos e articulações, pois o nadador realiza uma ampla gama de movimentos contra a resistência da água.

 

É uma atividade que mantém a frequência cardíaca alta, mas tira um pouco do estresse comum em esportes de impacto do corpo; lesões não ocorrem tão facilmente. A flutuabilidade da água contribui para distribuir uniformemente todo o peso do corpo na água; não há perigo de queda e não há forças de impacto no coto. 

 

A natação também acalma a pessoa, de modo que as partes do seu corpo que são diariamente sobrecarregadas, conseguem atingir um estágio de relaxamento e leveza.

 

Skate

Conheça a história do Jota Ribeiro, ele tem 25 anos, começou a andar de Skate aos 13 anos. Aos 20 anos, um acidente de moto mudou a sua vida. Veja no vídeo a história completa.

 

 

Escalada

escalada esportes adaptados
fonte: move united sport

 

Caso queira um treino de corpo inteiro, diversão e adrenalina, poucos esportes superam a escalada. Com o crescimento das academias de escalada em todo o país e o aumento dos programas adaptativos, a escalada está mais acessível do que nunca. Mais do que os benefícios físicos, a escalada é um esporte mental que exige que você pense em seus próximos movimentos e veja sua rota com dois ou três passos de antecedência.

 

Embora possa parecer intimidante para aqueles que não se consideram aventureiros, escalar é na verdade muito seguro e acessível se você tiver o equipamento e as instruções corretas.

 

Musculação

 

A musculação é a modalidade que tem a maior capacidade de fortalecimento dos músculos, onde há um grande trabalho de vários grupos musculares isoladamente. Dessa maneira, a prática regular da musculação contribui para a resistência e a força do corpo. 

 

A partir do momento que se começa um fortalecimento dos músculos dos membros, haverá, também, a diminuição nas dores sentidas no dia a dia.

 

Uma modalidade que deriva da musculação é o CrossFit.  Ele tem a vantagem de não ter uma rotina, cada treino é um desafio, principalmente se você busca melhorar aptidões físicas. Já na musculação, o treino é mais individual, sem grupos ou competições e a hipertrofia é foco principal dos praticantes.

musculacao esportes adaptados
Daniele Montes – Atleta Bionicenter

 

Artes Marciais

artes marciais esportes adaptados
fonte: move united sport

 

 

A prática de artes marciais como judô, karatê, jiu-jitsu, muay thai e kung fu são excelentes opções para quem não quer fazer musculação por exemplo e quer trabalhar os músculos do corpo todo.

 

Elas têm como benefício proporcionar força e equilíbrio a quem as pratica, que são extremamente importantes no processo de recuperação da autoconfiança.

 

As artes marciais são facilmente adaptáveis e tudo que se precisa para praticá-las é força de vontade e determinação.  Resultará numa melhoria global de todo o corpo e trará os benefícios do fortalecimento dos músculos. 

 

Gostou do nosso post sobre 10 esportes adaptados para uma vida mais saudável e ativa? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário abaixo e nos siga em nossas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro de nossas atualizações. 

2 Comments

  1. Marcos

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

    1. Luiz

      Muito obrigado Marcos, volte sempre! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *