próteses esportivas como funcionam

Próteses Esportivas: Como Funcionam? Quais os Cuidados?

 

As próteses ortopédicas evoluíram muito ao longo dos anos. Nos últimos tempos as próteses esportivas vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente entre os paratletas e também com as pessoas que buscam a saúde e a qualidade de vida através dos esportes. Então fique com a gente e conheça tudo sobre as próteses esportivas, como funcionam e quais os cuidados.

 

Prótese Comum X Prótese Esportiva  

 

Existem diferenças entre as próteses comuns e as próteses esportivas. Essa diferença está nos componentes. Ao utilizar uma com intuito esportivo, cada milésimo de segundo conta, e isto está relacionado a interface entre o usuário e a prótese. Na qual a estrutura anatômica e biomecânica do paciente deve ser adequada para a prótese.

 

Por isso, deve-se encontrar um meio termo na exatidão e configuração do material.

 

Quais as características das Próteses Esportivas?

 

Suportar Grandes Cargas

 

Quanto se trata de uma prótese esportiva, as exigências são grandes. Ao mesmo tempo ela tem que ser resistente, leve e compacta. Na região da articulação do joelho, deve conseguir suportar altas cargas, pois as forças que agem durante a corrida são maiores do que em uma caminhada.

 

Balanço Ideal no Joelho

 

Na articulação do joelho das próteses esportivas, busca-se utilizar um formato modificado do sistema de rotação, isto é, um controle especial da fase de balanço. Existem por exemplo algumas adaptações específicas para corrida e o salto.

 

Alto Retorno de Energia

 

Uma outra característica é com relação ao retorno de energia. Busca-se utilizar um pé de mola de carbono, pois proporciona um excelente retorno de energia em uma corrida dinâmica que exige menos energia. 

 

Diversos Tipos de Esportes

 

Desde corrida, salto, mountain bike, skate, caminhada nórdica: com as próteses esportivas você irá poder desenvolver todo o seu potencial como atleta ou praticante de algum esporte. São possíveis vários esportes que tem relação com atletismo, corrida, bicicleta, skate. Wheelie , entre outros.

ebook protese de alta performance
Baixe nosso E-Book Grátis – Próteses de Alta Tecnologia

 

Confira abaixo o vídeo da Daniele Montes, utilizando sua prótese de corrida, e também do Jota Skatista, que foram desenvolvidas pela Bionicenter.

 

 

 

 

 

Movimento Paralímpico

 

As próteses esportivas se tornaram um forma de representar o esporte paralímpico. Elas são utilizadas principalmente para os membros inferiores e chama muita a atenção do público. Porém nem todas as modalidades permitem seu uso.

 

Jogos Paralímpicos

 

Nos jogos paralímpicos, vemos muitos competidores do atletismo utilizando próteses com lâminas de carbono na qual substitui o pé nas provas de corrida.

 

Na foto abaixo vemos o corredor Alan Fonteles, que foi campeão paralímpico em Londres 2012 e Vinícius Rodrigues, medalhista de bronze no Mundial de Dubai 2019.

 

 

 

próteses esportivas como funcionam
Alan Fonteles

 

próteses esportivas como funcionam
Vinícius Rodrigues

 

Os dois atletas competem nas classes de amputados que utilizam próteses, T62 e T63,respectivamente. Além dos modelos esportivos, esses atletas tem uma prótese diferente para o dia a dia, e também para outras atividades como musculação.

 

Como dito anteriormente, o atletismo não é a única modalidade que permite a utilização de próteses esportivas. O tênis de mesa, triatlo, esportes de neve e o parabadminton também são esportes onde as lâminas e soluções protéticas são utilizadas. 

 

Com relação a natação, apesar de existirem próteses a prova d’água, as regras da natação não permitem que o nadador a utilize no período da prova. Os atletas são obrigados a deixá-las na beira da piscina junto com os demais objetos pessoais como roupas, toalhas. 

 

Existem outras modalidades que também não pode ser usado a prótese, como basquete em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas e o tênis em cadeira de rodas.

 

Com relação aos membros superiores, tem aparecido cada vez mais no cenário esportivo próteses, principalmente no atletismo como apoio no bloco de partida para atletas amputados de braço. 

 

próteses esportivas como funcionam
Velocista Yohansson Nascimento, classe T46, medalhista de bronze no Mundial de Dubai 2019 nos 100m T47.

 

 

Vale lembrar que todos os tipos de próteses são feitos sob medida. Para cada pessoa, cada componente é escolhido de acordo com peso corporal, tipo de amputação e nível de atividade.

 

 

 

Cuidados com as Próteses Esportivas

 

Nunca faça ajustes ou manutenções sem consulta prévia

 

Fazer ajustes ou manutenções em sua prótese esportiva por conta própria pode dar errado, pois pode causar desalinhamento, prejudicando a marcha ou ainda que algum componente fique solto. Outro problema que pode ser causado é em outras partes do corpo, como na coluna ou joelho, devido estar andando de forma errada.

 

Sons estranhos vindos da prótese

 

Fique sempre atento a barulhos estranhos vindos da sua prótese. Pode ser indício de peças com folga ou algum componente quebrado. Caso aconteça isso, procure imediatamente seu ortopedista técnico, pois caso contrário você pode sofrer até algum acidente.

 

Não molhe a prótese

 

É proibido entrar com a prótese na água, se ela não for apropriada para isso. Molhar ela causará danos aos componentes. Se deseja ir a praia, piscinas entre outros, solicite uma prótese apropriada.

 

Faça revisões periódicas 

 

Como qualquer outro equipamento, a prótese necessita de revisões periódicas feitas por um especialista. Isso ajuda prevenir problemas futuros como quedas ou ainda problemas que você não percebeu.

 

Manter o peso corporal

 

Como o encaixe das próteses são feitas sob medida de acordo com o coto do amputado,  é muito importante manter o peso após a protetização.

 

Gostou de nosso artigo sobre próteses esportivas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais, e nos siga através do Instagram, Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *