características de pessoas mentalmente fortes

10 características de pessoas mentalmente fortes

Lidar com as emoções não é uma tarefa fácil e buscar ser uma pessoa mentalmente forte, pode te ajudar a lidar com desafios, fatores estressantes do dia a dia. O mundo que vivemos hoje é muito frenético e opressor e fica difícil não sentirmos tristes ou deprimidos algumas vezes. Aqui em nosso blog já tratamos sobre como a inteligência emocional pode ajudar a lidar com a perda de membros. E neste artigo você irá conhecer 10 características de pessoas mentalmente fortes. Continue abaixo!

 

Mas como as pessoas conseguem manter a mente forte?

 

As pessoas que são mentalmente fortes são definidas por hábitos saudáveis, onde, através desses hábitos elas conseguem gerenciar melhor os seus pensamentos, emoções e comportamentos, de uma forma que possa prepará-los para o sucesso na vida. 

 

Vamos analisar as características de pessoas mentalmente fortes.

 

10 características de pessoas mentalmente fortes

 

1 – Elas aceitam que não estão no controle o tempo todo

 

A vida é cheia de surpresas não é mesmo! E por mais que nos preparemos, as vezes algumas coisas saem do nosso controle, como ficar preso em um engarrafamento, ou imagine alguma outra situação que você não esperava que acontecesse e aconteceu. 

 

Uma pessoa mentalmente forte muda o seu foco para outras coisas que podem controlar como a sua atitude.

 

2 – Elas gastam o seu tempo com coisas produtivas

 

A palavra é: evite o desperdício. O tempo não se recupera. Então foque em realizar as tarefas que você realmente quer e não postergue o início das atividades. Hoje um grande mal da sociedade é a procrastinação, ou seja, deixar para depois aquilo que você pode fazer naquele exato momento.

 

Pessoas mentalmente fortes evitam o desperdício de tempo em tarefas improdutivas.

 

3 – Elas não visam agradar a todos

 

É impossível agradar a todos o tempo todo. Por isso, não devemos ter medo de dizer não ou falar quando necessário. Embora tenhamos que nos esforçar para ser gentil com todas as pessoas, às vezes teremos que dizer coisas que irão chatear outros. Então devemos buscar um equilíbrio para falar o que é necessário quando for o momento.

 

4 – Enfrentar os próprios medos

 

O que te deixa com medo? Ter medo é uma característica natural dos seres humanos, as pessoas mentalmente fortes são capazes de enfrentar os próprios medos apenas com o intuito de se tornarem melhores versões de si mesmas. Ou seja, enfrentar os medos apenas para mostrar aos outros de que é capaz, não é uma forma de vencê-los. 

 

5 – Elas não vivem no passado

 

Como o próprio nome já diz: passado, já passou. Temos que ter cuidado de não ficarmos nos lamentando: “a se tivesse feito isso, aquilo, entre outros” . Não podemos fazer nada sobre o passado.

 

Ao invés de nos lamentarmos, devemos direcionar nossas energias para aprendermos tudo com o que passamos com a experiência. Dessa forma, evitamos cometer os mesmo erros e seguimos em frente com nossas vidas.

ebook dicas de reabilitação para pré e pós protetização
Baixe nosso e-book grátis: Dicas de Reabilitação para Pré e Pós Protetização

 

6 – Elas não se ressentem com o sucesso dos outros 

 

É muito fácil nos compararmos com outras pessoas, porém devemos ter cuidado para não nos ressentimos pelo sucesso delas. Isso é prejudicial à saúde mental.

 

Pessoas mentalmente fortes celebram o sucesso de outras pessoas, não se sentem com ciúmes, nem pensam que o universo lhes deve algo. Elas reconhecem que todos que alcançaram o sucesso trabalharam para isso.

 

7 – Elas não perdem tempo sentindo pena de si mesmos

 

É muito importante processarmos nossos pensamentos e sentimentos, porém isso se torna um problema se ficarmos sentindo autopiedade. Ao invés de ficar lamentando sobre as circunstâncias, as pessoas mentalmente fortes assumem a responsabilidade diante das situações e entendem que as coisas nem sempre acontecem do jeito deles.

 

8 – Não resistem a mudanças 

 

Mudança é uma das únicas coisas que acontecem com frequência na vida. Por isso devemos ser fortes, aceitar isso e estar disposto a ser flexível.

 

É vital em algumas circunstâncias assumir riscos calculados para melhorarmos. Sempre devemos pesar os prós e os contra antes de tomar uma decisão. Portanto, as pessoas mentalmente fortes antes de agirem, buscam saber sobre as desvantagens que tem, e se preparam para lidar com um possível fracasso.

 

9 – Eles não esperam resultados instantâneos

 

A sociedade atual nos condiciona a ter resultados imediatos. Mas a vida não funciona assim.Quer você esteja aprendendo a usar seu novo membro protético, melhorando sua saúde ou iniciando um novo negócio, as coisas levam tempo.

Pessoas mentalmente fortes sabem disso e, em vez disso, fazem o melhor em cada situação e esperam pacientemente por uma mudança real.

10 –  Elas estão sempre prontas para aprender

Não fique acomodado: busque sempre aprender algo novo, a cada dia é uma oportunidade de aprendizado. Invista seu aprendizado.

 

Gostou de saber quais as características das pessoas mentalmente fortes? E quais áreas você precisa melhorar? Compartilhe suas ideias nos comentários! E nos siga em nossas redes sociais Instagram,  Facebook e Linkedin para ficar por dentro das novidades.

 

 

 

 

 

   

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *